sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

A Importância da Liderança

Sempre fui da opinião que como comunicador, o Designer tem a obrigação de saber liderar, pois muitas vezes na execução de um trabalho, agregamos ao nosso redor diversos profissionais. Cabe à quem tem a visão geral d projeto saber coordenar, incentivar, amparar e inspirar essas pessoas, tal qual um maestro rege uma orquestra.

Liderança não é algo dado, não pode ser empossada, nem repassada. Liderança é conquistada pelo respeito, pelo amor, pela paixão e pela justiça.

É preciso ter respeito por todos que estão abaixo de você, pois indepedente do seu cargo ali, eles são tão humanos quanto você e muitas vezes são seres humanos até melhores que você.

Amor, representa dedicação. Saber se dedicar às pessoas que confiaram em sua liderança é a chave para ter a certeza que essas pessoas se dedicaram à você e à sua causa.

O Líder deve ser apaixonado pelo que faz, a busca pela perfeição deve partir única e apenas da paixão. É essa paixão quando genuína e sincera pelo trabalho que inspira os demais à sua volta.

E por fim, deve ser justo. Pois em todos os caminhos haverão problemas e cabe ao líder saber julgar o que deve ser feito apoiando-se antes de mais nada, no que é justo. Deve ser ele forte o suficiente para se ater à isso, custe o que custar, pois ele é a referência do grupo.

Qualquer um pode aprender a ser chefe, mas poucos aprendem o que é ser um líder.

Para encerrar, farei algo que nunca faço, deixarei um relato pessoal.

Acabei de sair de um projeto onde deixei a equipe mais esforçada e dedicada que já tive em minhas mãos em todos os meus anos como Designer. Não sei se consegui ser o líder que eu gostaria de ter sido, mas uma certeza eu tenho, eles foram a equipe que qualquer líder se orgulharia de ter comandado.

Por isso, caso leiam esse texto, deixo o meu muito obrigado Ao Leandro, à Patrícia, ao Henrique, ao Leonardo, à Juliana, ao Arthur, à Michele e à Carla (desta vez, eu vi que você estava aí!), muito obrigado por tudo e com certeza nossos caminhos vão voltar a se cruzar um dia.

Nenhum comentário: