sábado, 12 de fevereiro de 2011

Design para crianças

Projetar para os baixinhos exige antes de mais nada a compreensão do desenvolvimento imagético dos pimpolhos.

Formas

Para exemplificar, o exercício mais básico seria tentar você mesmo fazer um desenho tal qual uma criança de 4 anos. Afirmo é basicamente impossível, no máximo você irá imitar muito bem, mas o processo de construção da imagem na sua cabeça ocorrerá de forma totalmente diferente.

A partir de um ano de idade a criança passa a entrar na fase de garatuja, que é uma fase na qual desenvolve prazer em traçar linhas pelo papel e traduz nas folhas a sua percepção psico-sensorial do mundo que a rodeia. Ou seja, a mente dela não possui ainda a bagagem de um adulto e por isso nunca um adulto conseguiria fazer um traço igual ao que fazia quando era criança. Sua mente já foi condicionada com símbolos mais precisos para associar a elementos de seu dia a dia.

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Casa feita por uma criança, não há controle de perspectiva

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Casa feita por um adulto, os detalhes já denunciam a capacidade de percepção

Com base nessa análise já se percebe que caso seu público sejam crianças de até 4 anos de idade, não adianta ser complexo na construção dos elementos. Seja simples e direto sem desrespeitar a criança! Não é porque ela interpreta algo de acordo com seus sentidos, que deve criar imagens ou personagens retardados para interagir com elas.

Cores

No uso das cores, eu recomendaria o uso de uma paleta que fosse bem definida, onde ficasse bem claro o que é azul, vermelho, amarelo, laranja, etc. Mimetize as cores mais populares para as crianças, a melhor forma de saber isso é ir a uma papelaria e ver os tons que são usados nas caixas de giz de cera. Pois são com esses elementos de desenho que as crianças se aproximam do conceito de cor.

Crayones de cera

Cores bem definidas ajudam a sua arte a ser melhor associada pela criança.

Som

O som é a melhor ferramenta de ambientação da imagem, em se tratando de crianças, adultos, idosos, o que for. Mas no caso das crianças possui um valor adicional: Direção! Crianças são por natureza agitadas, com uma enorme dificuldade de manter o foco e os rebentos da nova era digital entçao nem se fala, enquanto assitem desenho estão na na internet, celular ou jogando video-game, isso quando não conseguem fazer tudo isso ao mesmo tempo. Por isso a música e efeitos sonoros da peça, é o que prende a atenção do pimpolho e dita o ritmo da comunicação entre a mensagem e nosso pequeno receptor.

Finalizando, essas são apenas algumas dicas, mas para sua referência selecionei dois links que podem ajudar a criar novas idéias e pontos de vista.

O PAPEL DA TELEVISÃO E DA PUBLICIDADE NA FORMAÇÃO DE CRIANÇAS CONSUMIDORAS

Os olhos das crianças

Como exemplo final de obra bem sucedida, coloco aqui abaixo um vídeo do Pocoyo, série espanhola feita na medida certa para crianças.

Pocoyo acerta por usar cores simples, num cenário descomplicado, com mensagens simples e sem firulas sempre mediados pelo som.

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