Muita gente comenta sobre pecados que designers não devem cometer, mas sem querer desmerecer tais textos, tenho a sensação de que se trata de coisas voltadas a quem ainda não é Designer. Por isso, para quem já é Designer selecionei cinco armadilhas que deve evitar.1 – A soberba é sua inimigaUma das piores coisas que pode acontecer a um designer é começar a ficar convencido demais. Quando o profissional já se acha o cara, é o momento em que ele para de correr atrás de conhecimentos para evoluir. Simplesmente por não sentir mais necessidade, afinal ele já é bom o bastante para tudo e se acha o cara!Designer que para de aprender, deixa de ser Designer.2 – Não se foque apenas em estudos de DesignDesign sempre foi uma ciência multi-disciplinar. Muito provavelmente a primeira da história com essa característica, ou seja é uma ciência que para ser exercida depende do conhecimento profundo de outras áreas para que o Designer saiba produzir as peças exigidas.Exemplo onde isso fica muito claro é no Design de Produto, onde é obrigatório o profissional conhecer os processos de produção para poder projetar. Então queridos amigos webdesigners que não sabem programar, atentem-se a isso.3 – Não saber criar relacionamentos aonde vaiPara os que não sabem, Design não pertence à área de TI e sim à área de Comunicação Social, logo saber se comunicar e criar bons contatos aonde passa deve ser uma habilidade nata de qualquer Designer! É por meio desta habilidade que ele absorve o que fazer inclusive para resolver um job!Mas lembre-se, não tem nada mais feio do que ser legal com as pessoas só por interesse. Além de ser desagradável só mostra que você não é de confiança. Então não force a barra, seja legal e comunique-se com todos à sua volta por igual.4 – Não saber interpretar BriefingUm problema grave é quando o Designer pega o briefing e por consequência de já sofrer do primeiro e do segundo problema apresentados aqui, desaprende a ler Briefing.Aí acontece um caso de desrespeito que raramente passa impune. A equipe comercial gasta um tempão organizando o Briefing, detalha tudo com muitas vezes dados oriundos de uma cara análise de mercado, e o designer ou diretor de arte simplesmente ignora aquilo e faz o que ele acha que vai ficar bacana.Um Designer ter opinião é vital. Um Designer que considera sua opinião acima de qualquer outro dado, é artista plástico (sem querer desmerecer os artistas plásticos).5 – Não saber ouvir opiniõesTem muita gente que até que é humilde, estuda, se esforça e tudo mais, mas peca num detalhe importante: Saber escutar.Muitas vezes a melhor idéia vem de onde menos se espera, e saber manter os ouvidos bem abertos para capta-la é vital!Por isso em muitas agências o processo de Brainstoming envolve todas as áreas da agência, a recepcionista, a moça da limpeza, o gerente financeito, todos tem direito de contribuir e é de bom senso ouvir.
sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011
Cinco coisas que um Designer deve se atentar
Marcadores:
Daniel Monteiro,
Daniel Monteiro.,
Design,
Design para crianças,
Designer,
Digital,
O que não fazer,
Sentido do Design,
Usar ou não usar,
Valor do Design
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
design não é ciência.
Oi Inaldo, Obrigado pelo comentário. Como poderá ver pelos meus demais textos tenho uma opinião bem divergente da sua! Mas ainda assim respeito teu ponto de vista!
Abraços,
Daniel Monteiro
A-D-O-R-E-I o Post. É isso mesmo.
Postar um comentário