sábado, 8 de agosto de 2009

O que é ser Webdesigner?

Tá aí uma boa pergunta, que é feita em especial pelos jovens que ingressam na área de Design e querem escolher que rumo tomar. A área da web é uma das mais promissoras no mercado pelo fato do Brasil estar numa fase de transição em massa para a Economia Digital.

Este segmento da nossa economia cresce cerca de 30% ao ano, mesmo considerando os recentes abalos que a Economia Mundial sofreu com a crise financeira, afinal os custos de um investimento online são infinitamente menores quando comparados a uma operação offline e arrisco dizer que muitas vezes são muito mais efetivos.

Mas o que é necessário para atuar em Web? Antes de mais nada estude Design, é vital que saiba o que está fazendo e o porque está fazendo. Não se deixe enganar, Design é uma ciência, não uma forma de expressão artística. Usamos arte sim, com toda a certeza, mas da mesma forma que um marceneiro usa um martelo para fazer uma cadeira.

Paralelo a isso é necessário estudar as ferramentas que irá usar. Todo o pacote da Adobe e Corel. Além disso estude técnicas de programação tais como XHTML, CSS e XML que são atividades básicas a se dominar no dia a dia da profissão. Um bom lugar para estudar essas técnicas é na W3C. Para programação avançada (coisa que não é obrigação de Designer saber, mas se você quiser ser realmente completo, vai estudar) aprenda PHP e Asp.net.

O trabalho como webdesigner exige uma flexibilidade enorme do profissional que estará sempre em busca de novos conhecimentos, além de alguma prática administrativa também. Deixo abaixo para encerrar um vídeo do programa Olhar Digital sobre a profissão.


Nenhum comentário: