terça-feira, 18 de agosto de 2009

Leonardo: O Primeiro Designer!

Quando citamos o termo “Designer”, só conseguiremos remontar traços históricos de seu uso a partir da Revolução Industrial, epóca na qual se organizou e fundamentou a necessidade de existir um profissional especializado em projetar as peças que seriam produzidas em larga escala. Porém se formos nos ater aos desígneos da profissão, fica impossível não falar de Leonardo da Vinci. O primeiro homem que exerceu a multidisciplinaridade que é inerente ao Designer.

Leonardo nasceu no ano de 1542 na província de Vinci, na epóca pertecente à cidade de Florença e desenvolveu-se ao longo de sua vida como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico.

Sendo parte do ápice do movimento renascentista, Leonardo foi pródigo na aplicação do estudo da anatomia, matemática e botânica para a concepção de pinturas, esculturas, inventos. Essa característica que anos mais tarde seria digna da profissão de Designers fez de Leonardo um caso único dentro do Renascimento.

Tal perfil de profissional foi capaz de conceber mais de 300 anos antes a idéia de helicópteros, tanques de guerra, robôs, a máquina à vapor, submarino, além de muitas outras idéias que só seriam cumpridas séculos depois. Além dissso, concebeu os mais diversos quadros e obras artíticas. Todas baseadas em estudos ferrenhos de anatomia, cores e sombreamento, tais como por exemplo a “Santa Ceia”, “Mona Lisa” e a “Dama e o Arminho”.

Abaixo uma série de links para aprofundar mais ainda o estudo sobre a obra de Leonardo, além de alguns vídeos.

Para encerrar, fica uma lenda na qual Leonardo, uma vez foi contratado por uma dama da corte para realizar um retrato desta. Após cerca de dez minutos desenhando, terminou a obra, que foi mais que aprovada pela sua cliente e cobrou um valor realmente alto pela peça à qual a Dama, prontamente protestou, sob a alegação de que era um valor muito elevado por apenas dez minutos de trabalho. Leonardo prontamente retrucou:

“Para a senhora eu levei dez minutos para concluir este desenho, para mim, foram mais de dez anos de estudo”

Dá o que pensar, não é mesmo?

Nenhum comentário: