sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Loja Online: Roupas Femininas!

Após citar de forma geral diversos passos para a construção de um Comércio Online, acredito que será bastante válido se entrarmos nas peculiaridades de cada segmento.

Para começar criei o exemplo de uma loja online focada em Roupas Femininas.

1 – Cores

As cores são vibrantes e animadas, pois além de focar-se no público feminino o site em questão tem um sub-segmento em moças de 16 a 35 anos.

É altamente importante segmentar seu público alvo, quanto mais segmentar, melhores serão seus resultados. Portanto evite o genérico ao construir sua paleta de cores! O ideal é buscar sua própria identidade visual respeitando as caracteristicas do público alvo que você escolheu dentro do segmento de roupas femininas.

Afinal de contas meninas de 10 anos e senhoras de 80 anos, também são mulheres, mas com cabeças e necessidades diferentes! Portanto contemple na paleta de cores essas necessidades.

2 – Opções da loja

O menu de uma loja de roupas deve ser algo que vá direto ao ponto, e no nosso exemplo ele divide as roupas por tipos básicos que podem vir a se dividir em subtipos internos. O ideal é formular um menu que contenha suas opções mais procuradas. Se o produto chefe de sua loja será camisas, não tem sentido montar diversas opções com saias! Outra dica legal é dar opção de busca por preço.

3 – Fotos com modelos reais

Existe uma linha divisória que define se um site será bom ou não: Os que tem boas fotos e os que não tem boas fotos. Portanto esta é uma etapa vital para um site que pretende vender roupas para um público tão exigente quanto o feminino. Dê preferência a usar modelos reais para usar as roupas que serão vendidas, as mulheres gostam de imaginar como as roupas vão ficar nelas e a melhor forma é ver isso em outra mulher!

4 – Não existe tamanho único

O tamanho e padronização das peças de seu estoque é algo que irá facilitar muito a vida de suas clientes. Quando se vai numa loja real a cliente sempre pode experimentar a peça, porém online ela só vai ter como referência a foto (que espero que tenha seguido o conselho de usar uma modelo real) e a numeração da peça. Peças de tamanho único fazem sucesso quando a cliente já sabe o que quer dizer em medidas aquele tamanho único. Mas como estamos falando de online, use peças numeradas, sem esquecer de contemplar tamanhos grandes também!

5 – Logística é sua amiga e nada te faltará

Não faltará a você e não deve faltar ao cliente também. Todas as medidas sugeridas até agora visam aumentar a satisfação da cliente e evitar devoluções. Porém se mesmo assim a cliente ainda precisar da troca da peça por uma de número diferente, tenha uma política de trabalho que faça desse processo algo seguro e tranquilo. Uma boa sugestão é permitir a troca do número da mesma peça, sendo este processo acompanhado por painel de controle do site, para que a Internauta possa acompanhar que caminho a peça está fazendo. Mas estipule uma política rígida de como as coisas funcionam, garanta que essa política atenda às necessidades do seu público alvo e principalmente a deixe bem vísivel nas etapas de compra do site.

Com esses cinco passos básicos explicados, deixo aqui o layout de exemplo deste artigo e em seguida coloco abaixo mais algumas opções de layout.

lojaderoupas
Loja feita para adolescentes e jovens senhoras, com opções avançadas de navegação

layoutmoda[3] Opção mais simples de loja online. O foco nesse caso são peças de alta moda.

portfolio1[4] Mais uma loja de roupas femininas, mas nesse caso o foco é todo moda jovem.

Nenhum comentário: