domingo, 9 de agosto de 2009

Cinco tendências em que eu aposto

Ser um designer tem além das funções básicas do dia a dia de cada especialidade, possui uma função mais aúrea. Designers criam tendências.

Afirmo com precisão, que na atualidade tudo que existe a sua volta foi desenvolvido por um cientista, é a mais pura verdade, mas foi das mãos de um Designer que a tecnologia tornou-se algo confortável e legal de usar. Tenha por exemplo o seu tênis, a tecnologia dele foi criada para os sapatos dos primeiros astronautas, mas foram designers que adaptaram e evoluiram isso para o uso diário.

Por isso selecionei cinco direções para onde acredito que as coisas irão evoluir. Neste artigo apresento a primeira delas.

1 – Informática

Os computadores que possuimos atualmente estão chegando no seu limite, por uma questão de arquitetura dos chips atuais. Resumindo, não tem mais como num único chip se criar algo mais rápido. Uma das soluções adotadas foi então de acrescentar processadores funcionando em conjunto para aumentar a velocidade das máquinas atuais. Diversos laboratórios estão em busca de novas soluções e tenho certeza que encontrarão grandes soluções, mas aí a questão é: O que fazer com tanta potência?

Eu aposto que acontecerá será a evolução da internet em uma gigantesca rede neural, aonde os dados serão analisados semânticamente por computadores realmente inteligentes e capazes de aprender, guardar memórias, e reagir seletivamente de acordo com o usuário. E com isso serão capazes de simular ou até mesmo criar personalidade! Afinal quando a capacidade de processamento crescer, o próximo passo será o computador realmente entender o seu dono.

Aos que acham que isso pode ser loucura ou ficção, fica abaixo o vídeo do que um videogame já está sendo capaz de fazer.


Nenhum comentário: