quarta-feira, 17 de junho de 2009

Se a GM fosse mudar, será que seria assim?

Me foi proposto a pouco tempo atrás o desafio de reestruturar uma marca, no caso a marca da General Motors. O desafio proposto por minha professora era de achar um novo caminho para a GM, no qual ela tivesse um destaque perante os concorrentes.

Pensando nisso, cheguei a conclusão que a forma mais rápida e arrojada de uma empresa com o perfil da GM se destacar seria abraçar de forma quase que simbiótica uma causa, e em tempos de aquecimento global, crise financeira, crise de alimentos, além de diversos outros problemas que todo mundo adora alardear para fazer notícia em vez de realmente fazer sua parte, abraçar a causa do meio ambiente é algo fundamental. Mas no caso da GM, isso seria praticado em escalas mais intensas.

Em suma, eu acredito que a melhor forma da GM demonstrar isso seria além de mudar a marca, criar ações que promovessem a reciclagem e retirada de veículos antigos e poluentes das ruas. Seria uma ótima promoção aceitar como parte de pagamento nos carros novos e menos poluentes os carros antigos, sendo que estes após recolhidos pela GM seriam reciclados, vale lembrar que grande parte do material que é usado na construção de um carro pode ser reciclado.

E em que seria usado esse material reciclado? Além de ser usado na construção de novos carros, imaginei que seria uma ótima idéia injetar parte do alumínio reciclado desta ação na fabricação de latas de refrigerante de marcas famosas como a Pepsi e Coca-Cola por exemplo. Funcionaria da seguinte forma, a GM assumiria parte do custo da produção destas latas recicladas e em troca as empresas de bebidas colocariam a nova marca da GM em seus rótulos. Seria uma relação de ganha-ganha, onde a empresa de bebidas ganharia destaque por promover que está usando material reciclado (coisa que já acontece, só que ninguém promove para que aconteça numa escala maior). Por outro lado a GM teria sua marca impressa em milhares de latas, impactando um público alvo brutalmente grande e consolidando sua imagem junto a população como empresa que é ativa na proteção ao meio-ambiente.

Isso seria um grande fator motivacional ao consumidor na hora de escolher um carro. Além de ter a qualidade de um carro da GM, ele compraria o carro tendo a sensação de que também fez a parte dele, pois comprou de uma empresa que faz questão de fazer sua parte na defesa e proteção do meio ambiente.

Bem, com a idéia já bem explicada, apresento a proposta visual que concebi.

Print
Nova versão da marca da GM, usando de linhas mais finas, e uma composição com menos arestas, para dar uma sensação de suavidade maior. Os traços metálicos são mantidos em alguns detalhes, mas a inclusão das cores azul e verde agrega ao DNA da empresa a preocupação com o meio ambiente.

MARCA NOVA gm
Anúncio de revista página inteira para divulgar a nova marca

2 comentários:

Anônimo disse...

Estou lendo um livro sobre Steve Jobs em que ele fala sobre marcas, entre milhares de coisas interessantes, e uma marca precisa saber o que expressa e daí extrair seu valor e todo o resto. Enquanto ela não souber qual sua essência, nada adianta, é preciso encontrar esta expressão e então caminhar para se comunicar.

Daniel Monteiro disse...

Esta marca exatamente traz esta sugestão de norte, eu pelo menos acredito que seria algo arrojado e inovador uma empresa especializada em carros começar a se preocupar com o meio ambiente de forma agressiva.

E isto não é mero discurso político, trata-se de estratégia de mercado. Muitos dos componentes usados na fabricação de um carro hoje em dia simplesmente não são reciclados e para muitos deles as reservas naturais guardam estoque para mais 20 anos de produção apenas, em uma previsão "otimista"!

Então o que sugiro com essa marca não é nada espetacular, é até mesmo óbvio! Porém quem sair na frente em posicionar-se desta forma perante o mercado com toda a certeza será a empresa automobílistica que irá prevalecer!

Mas agradeço muito pelo seu comentário! Fala qual é o livro que está lendo, tenho certeza que será uma ótima referência!