sexta-feira, 12 de junho de 2009

Qual o real valor do Design?

O papel do Design é algo muito claro: Agregar valor a produtos, idéias, serviços ou até mesmo personalidades e com isso gerar o interesse das pessoas. Isso falando de forma mais primária e superficial, poderia ainda citar o papel social do Design como um dos mais poderosos meios de construção cultural existentes na comunicação. Poderia também citar o papel fundamental no fomento da Economia em Especial se falarmos da Economia Digital! Mas falar do papel não responde uma pergunta, dentro dessa fatia de bolo que nos cabe no mercado, qual é o nosso valor?

Tá aí uma questão extremamente delicada, em especial no mercado brasileiro. A função do Designer é nova, relativamente recente se compararmos com a Europa, país onde a profissão praticamente nasceu, com o advento da Revolução Industrial e onde surgiram os primeiros Designers que eram realmente bem remunerados pelo valor que agregavam as peças produzidas pelas fábricas.

Porém no nosso país, durante muito tempo o Designer foi confundido com diversas profissões que pouco ou nda tinham a ver com o exercício de planejamento visual do Designer. Até hoje por exemplo, muita gente erudita neste país associa Design com os departamentos de TI de suas empresas por exemplo! Num cenário desses fica difícil discutir sobre valor real.

Antigamente o cenário era bem pior, o mercado estava saturadíssimo de profissionais sem preparo e que não tinham noção nenhuma do valor de seu próprio trabalho, pórém estes atuavam no mercado com a pompa de grande profissionais que atuavam a valores ínfimos. Hoje em dia ainda temos esse tipo de profissional, mas o número de Designers com estudo e foco na área aumentou muito e isso contrabalança o mercado. Ou seja, profissionais que sabem se adaptar as necessidades do mercado, praticar valores que sejam compatíveis com o seu meio-ambiente (não adianta chegar em uma cidade pequena e querer enxertar os valores que cobraria numa metrópole por exemplo), mas fazem tudo isso sem prostituir o real valor de seu trabalho!

Para ter-se idéia de quanto o trabalho de Design é valioso temos que entender que vantagem o cliente leva nisso tudo, olhando por exemplo no caso do valor que uma marca pode gerar ao cliente, o case da Coca-Cola que no ano de 2008 teve a sua marca avaliada em 66,6 Bilhões de doláres. E estou falando somente da marca heim!

Abaixo deixo alguns vídeos que reforçam o tema de forma bem interessante!


Matéria do Bom Dia Brasil.


Mesa de Debate na RedeMinas.

Rodrigo Postigo fala sobre as marcas mais fortes do momento.

5 comentários:

Garcia Jr. disse...

Ótimo texto, preciso e rico de informações.

Daniel Monteiro disse...

Muito obrigado!

Glauco disse...

Oi, Daniel. Gostei bastante do texto e ele me lembrou um pouco da velha história do "juquinha" versus profissional. A propósito, tomando como gancho este tema, que você achou da desregulamentação pelo STF, da profissão de jornalista, desobrigando a necessidade de curso superior? Abraços, Glauco.

Daniel Monteiro disse...

Olá Glauco!! Muito obrigado pelo comentário meu amigo!

Na verdade acredito que isso faz parte de um plano maior para a desmobilização da imprensa como classe. O que é extremamente útil em um país onde Marketing Político é levado a extremos absurdos. Uma classe enfraquecida pode ser manipulada mais facilmente.

Quanto ao temor que já li em diversos Blogs de que a profissão será inundada por amadores sem compromisso com a ética, infelizmente discordo. Pois isso já acontece! Em grande massa diga-se de passagem! O que ocorria era que o Jornalista apenas alugava seu número de registro para validar matérias e editoriais escritos por amadores. E atualmente como vivemos em uma época onde a Manchete para alguns veículos é mais importante que a matéria, não será isso que vai abalar a qualidade do Jornalismo, nem para melhor, nem para a pior.

E vale aquela velha máxima. Para quem é bom e trabalha sério, com amor, pela sua profissão e respeito pelo seu público, com certeza não será atingido.

Unknown disse...

Parabéns Daniel, seu blog ficou mto massa.... Continue assim que você vai se sair mto bem na vida ok!?!uhauhs
abrax!