sexta-feira, 19 de junho de 2009

Flash: Usar ou não usar? Eis a questão.

O Flash é um tecnologia que mesmo após tantos anos no mercado ainda causa uma polêmica enorme entre os Designers e os Desenvolvedores. Tudo já foi motivo para alguém não recomendar o uso de Flash, assim como já ouvi os motivos mais loucos para defender o uso do Flash também.

Existem como em tudo na vida vantagens e desvantagens no uso do Flash. Algumas das vantagens desta tecnologia, que agora é propriedade da Adobe, é o fato de oferecer um sistema robusto de programação por conta do Action Script 3 e o advento do Flex, além disso dá ao usuário uma oportunidade de ter conteúdo interativo e animado. Tudo isso no final agrega muito à experiência do usuário.

Como desvantagem, existe perante a antigas regras de SEO 1.0 o fato que o Flash não é indexado igual à uma página em XHTML. Arquivos que estejam externos à animação e sejam invocados por código Action, simplesmente passam em branco. Além disso, o Flash ainda encontra resistência pela sua integração com banco de dados. Ela se dá por conectores XML, ou seja, existe a necessidade de uma camada de negociação dos dados entre o Banco de dados (seja ele qual for) e o Flash.

Bom, isso falando de forma resumida. Só que analisando com calma, o leitor perceberá que as vantagens e desvantagens que eu falei são extremamente discutíveis, e não é para menos, afinal de contas elas dependem exclusivamente da habilidade e bom senso do Designer ao usar a ferramenta. A vantagem que citei de gerar uma experiência de interatividade única ao usuário vai por água se o site levar 3 minutos carregando! Nesse caso a experiência do internauta será com o botão fechar de sua página!

Em suma, entender que o Flash é uma ferramenta e que ser bem ou mal usado, depende única e exclusivamente do profissional é um ponto de partida básico a se compreender sobre a tecnologia Flash. Inclusive acredito que no ensino do Flash deve se ensinar este conceito antes de ensinar a sequer desenhar no programa.

Portanto, quando se deparar com a dúvida de usar ou não o Flash, em vez de procurar listas de vantagens ou desvantagens, resuma sua análise a uma pergunta simples: Isso irá agregar quais resultados ao meu cliente?

Finalizo deixando um exemplo de uma campanha executada em Flash que realmente agregou valor à seu cliente! Através de uma ótima idéia que realmente mexe com a curiosidade do visitante, foi criado para a Renault um hot-site totalmente feito em Flash que cumpre muito bem sua missão ao promover o novo Clio Getup.

cliogetup

http://www.renault.com.br/cliogetup/

Nenhum comentário: