sexta-feira, 24 de junho de 2011

O cartaz comunica! Não comunica?

Pesquisando referências sobre o cinema antigo para um projeto, selecionei alguns cartazes que achei super interessantes e adicionei algumas observações para refletirmos sobre qual deve ser o papel de um pôster desses.

6a00d8341c5a0753ef0120a520a37c970b-800wi 
Olha só o Godzilla! Você pode não ter entendido o que está escrito, mas perceba o posicionamento da tipografia, as rachaduras. Nada aqui é por acaso. Visa ilustrar de uma vez só o que o espectador verá no filme.

old movie 
Analisando os posteres antigos, percebe-se que o interesse maior era retratar a história e não salientar quem eram os atores. Hoje em dia muita gente se limita a mostrar os rostos dos protagonistas e o antagonista e pronto! Tá feito o pôster!

CIKANE
Os atores não eram nem por isso menosprezados nos pôsteres, como podem ver nesse aqui do Cidadão Kane.

Grease-Movie-Poster-grease-the-movie-512582_1281_1920 
Perceba que aqui os atores não foram omitidos da comunicação, porém o que se transmite é o conceito do filme. Para a epóca representava rebeldia!

2001-uma-odisseia-no-espaco 
Olha só como a composição é perfeita. a essência fo filme é resumida numa única expressão e não em um rostinho bonito, fazendo pose pra foto.

poster_04

Pra encerrar, mais uma peça de Stanley Kubrick. Laranja Mecânica fez escola no que tange à estética no cinema. No pôster, percebemos a importância que a peça dá à tipografia. Mais uma vez temos no pôster um personagem resumindo a história do filme numa única imagem. Ou seja cumpre com a função de comunicar.

Criatividade é isso aí, cumprir a função da peça de uma forma interessante! 



Um comentário:

Glauco disse...

Daniel, amigo, excelente artigo. Eu sou suspeito para falar, porque adoro cinema, mas realmente os pôsteres do "Laranja Mecânica" e "2001, Uma Odisséia no Espaço", já traduzem, por si só, a essência destas produções.
Reparo que hoje, em muitos filmes, predomina a figura das faces dos atores principais em tons pastel ao fundo (marrom "ensolarado", digamos assim), em detrimento da história, como você mesmo falou.
Parabéns pelo artigo.