sexta-feira, 8 de julho de 2011

Tudo começa na escola ou deveria…

1265010_50877024

O Brasil carece de mais escolas de Design Digital. Fato! E das que existem, nem todas focam no ensino do Design. Infelizmente outro fato.

Como não existem muitas escolas especializadas no Brasil no ensino do Design Digital, logo a opção que sobra são as escolas de informática, que tratam o ensino do Design de forma rasa em muitos casos.

Limitam-se a ensinar o software e ainda sinalizam ao mercado que com isso formam profissionais prontos pra exercer funções de Design Digital. Nesse ponto tanto empresários que buscam profissionais quanto alunos que pagaram por uma formação são iludidos.

Para exemplifcar o que eu digo, pensem num marceneiro, não é porque ele se tornou um especialista em martelar, que ele sabe a melhor forma de montar uma cadeira. Um marceneiro tem que estudar um monte de outras coisas para por sua criatividade em curso de um jeito correto e assim criar cadeiras eficientes. Assim sendo, porque será que ao aprender muito bem Photoshop a pessoa já acredita que isso basta pra ser Designer?

Lógico, disso podem e vão surgir excessões, devido a uma coisa chamada Dom. Quem tem Dom acerta, mesmo que não saiba  porque acertou. Mas será que é uma boa pro mercado e para os Designers confiar apenas no Dom?

Só pra listar o que se precisa aprender pra montar um bom site, a pessoa tem que entender de ergonomia, gestalt, tipografia, fotografia, teoria das cores, Arquitetura da informação entre outras coisas que podem ser necessárias ao projeto. Note que não citei softwares!

Pra piorar o problema, em vez de cobrarem mais de suas escolas, muitos profissionais perdem tempo limitando-se a discutir que software é melhor quase numa disputa religiosa.

Porém há esperança, existem muitas escolas boas surgindo e cursos interessantes. Caso more em São Paulo, recomendo a Unibero (Anhanguera) ou Senac. Para apredizado dos softwares que é obrigação, mas não é tudo, a Impacta e a Saga se destacam.



Um comentário:

CWS CRIAÇÃO DE SITES disse...

Vou na mesma linha do artigo do amigo. E digo mais: sou da filosofia de Jack, o Estripador para se desenvolver um bom website. O problema que a conivência vem de ambos os lados: daqueles que buscam o conhecimento e daqueles que pagam. Os segundos ainda, tem uma parcela um pouco maior pois na ância de solicitar um projeto abaixo de suas reservas
buscam alternativas falhas que acabam lhe trazendo prejuízos num futuro não muito distante. Uma solução a médio prazo talvez, seria legalizar de vez a profissão do designer ou definir seu papel dentro do mundo digital.
Criação e Otimização de sites. Para saber mais clique no texto aqui