sábado, 18 de junho de 2011

O que um Designer pode aprender jogando Super Mario

images

1 – Simplicidade é algo bonito

Muitos Designers acreditam piamente que o legal é fazer sempre um efeito visual inovador nos seus trabalhos, que seja uber, super, duper complexo e impossível de se imaginar como o cara conseguiu aquilo. Pois é, só que isso que não é sinônimo de que isso tornará o trabalho bom.

Reduzir a arte sempre ao mínimo denominador comum, garante que quem se destaque seja a mensagem a ser transmitida. Nosso bom e velho Mario por exemplo, extremamente simples e até hoje faz sucesso, mesmo nas versões mais modernas com gráficos melhores, a fórmula é a mesma.

3219638385_27772147b1

2 – Facilidade ao usuário

A interação do usuário com a peça deve sempre ser simples e fácil. os passos que ele tem que dar para chegar ao conteúdo devem ser diretos, sem burocracia. Toda ação que depende do usuário deve ser resumida a um número mínimo de passos. Algo muito útil de se aplicar quando pensamos na construção de um formulário por exemplo!

Mario por exemplo deve executar durante todo o jogo apenas duas coisas muito simples: Pular e correr. As duas são extremamente simples por isso o jogador não percebe o jogo como sendo algo díficil e continua jogando mesmo que tenha caído num buraco mais de cem vezes seguidas! O segredo para tornar o jogo díficil, é unir duas coisas simples que devem ser feitas de forma coordenada para alcançar um único resultado.

new_super_mario_bros_wii2

3 – Defina o estilo e siga-o do começo ao fim

Do começo ao fim do jogo do Super Mario você sabe que tem que pular com um botão e anda pros lados com os direcionais. Pronto! é o que basta para você interagir em todas as fases. Isso dá ao jogador conforto e segurança para continuar usando o jogo.

A mesma coisa acontece com as interfaces que criamos. Quando seguem unidade visual consistente e não divergem ao longo do trabalho do discurso inicial, tornam-se muito mais agradáveis e confortáveis visualmente ao nosso usuário.



Nenhum comentário: