sexta-feira, 20 de maio de 2011

A Importância da Reflexão

Antigamente comunicação de produtos e serviços acontecia numa relação de um para muitos. Por isso era chamada de comunicação de massa. Hoje com o advento das mídias sociais e da convergência digital entre os diversos meios de comunicação, a comunicação de muitos para muitos se torna uma vertente cada vez mais comum e aceita.

Na epóca da comunicação de massa, uma idéia precisava ser extramemente ruim para causar uma repercussão negativa, nos tempos atuais basta ela parecer ruim que o estrago já será feito, não importando se a mídia usada era um canal de massa, pois o público divulgará suas opiniões de forma viral por meio das redes sociais.

Isso é motivado pela velocidade, não dos meios de comunicação, mas sim da interpretação dos espectadores.

Vivemos na epóca em que muita gente ainda acredita piamente que temos a obrigação de executar diversas tarefas ao mesmo tempo, workholic é o nome de uma doença e depressão é o mal do século!

Num cenário desses a primeira coisa sacrificada na comunicação é o tempo necessário para a interpretação de uma mensagem mal pensada. Ninguém tem mais tempo para pensar sobre o que lê, vê ou escuta. Triste mas é a realidade.

Por isso existe uma tríade em comunicação que é muito essencial não ser deixada de lado nesse cenário:

O que

Deve-se pensar cuidadosamente no teor de uma mensagem, seja ela visual, escrita, falada, etc. Todos estão atentos à tudo e analisarão sua mensagem por todos os ângulos. Tome o extremo cuidado de não ofender seu público.

Onde

Determinado o teor da mensagem, escolha cuidadosamente os meios onde irá dissemina-la. A propagação de uma mensagem no orkut por exemplo é mais lenta do que no Twitter. Outro exemplo é que não é legal usar o linkedin para postar comentários de cunho muito particular.

Quando

Mensagens tem tempo de vida útil, tem o momento certo de ser. Se acertar o momento dela acontecer ela explode e pode se tornar um símbolo de um pensamento coletivo.

Concluindo

O mais importante é compreender que essas dicas são válidas à todos, pois todos nós atualmente possuímos público consumidor, pois somos geradores de conteúdo, até mesmo quem escreve algo da forma mais casual possível.

Por isso, saber se comunicar é algo essencial. Não caia na tentação de escrever qualquer coisa não pensada só para poder estar mais presente. Pois com certeza estará presente, mas não da forma esperada.

Nenhum comentário: