terça-feira, 17 de maio de 2011

Design de Mídias Sociais. O que é?

Com o advento das redes sociais e em epócas onde a internet como um todo se torna um mecanismo de interatividade íntima e personalizada, surgiu a necessidade de pensar todas as etapas do relacionamento do cliente com todos os canais da agência.

Com isso abre-se um novo campo de trabalho para Designers que se especializarem não em Facebook, Orkut ou Twitter, mas sim na dinâmica que essas mídias estabelecem com o cliente. Um Designer de relacionamento que é capaz de desenhar todas as etapas de contato do usuário com a empresa, instituição, marca ou pessoa.

Sou bem enfático que o foco não é especializar-se no canal, tal como por exemplo o Orkut, até mesmo porquê a internet social é um estado de evolução irrevogável na ferramenta. Porém o Orkut não é! O Orkut é uma ferramenta que pode e um dia vai ser substítuida por outra que venha a suprir de melhor forma as necessidades dos usuários. Exemplo atual disso é o MySpace que fechou suas operações no Brasil e perde cada dia que passa mais e mais usuários, enquanto o Facebook cresce a olhos vistos.

O ponto a ser estudado pelo Designer de Mídias Sociais é como aproveitar melhor o mecanismo de relacionamento do qual as redes se usam, pois todas são baseadas na teoria de relacionamentos de John Guare que dita que qualquer pessoa no planeta está a seis pessoas de distância. meio louco isso não? Mas funciona assim, na prática ele percebeu que se você quer conhecer o Bono Vox, você está a seis círculos de amizades dele e no sexto círculo de pessoas, alguém conhece ou já trabalhou  com o Bono, simples não? Simples e lucrativo, pois nesta simples teoria se baseiam as maiores redes de relacionamento do planeta.

Dominar este conceito é a base para poder desenhar o fluxo dos relacionamentos numa rede social e com isso poder projetar todas as etapas necessárias para o sucesso de um projeto de Design de Relacionamento.

Nenhum comentário: