quinta-feira, 14 de outubro de 2010

"O pessoal da informática não entende os computadores"

A frase do título pertence ao fílosofo Ted Nelson. Forte e impactante nada mais é do que um manifesto sobre sua insatisfação com as limitações das pessoas que não exploram completamente as possibilidades da máquina.

Exemplo? Observe agora mesmo o seu computador, e pense, porque será que a tela inicial do seu computador se chama "desktop"? Por acaso se parece como uma mesa de trabalho? Não! Mas foi assim definido porque era uma referência que remetia diretamente ao que era necessário para se usar papel, e isso era fácil de compreender.

Editores de textos, a atual estrutura de arquivos, e a própria estrutura de organização do conteúdo digital ainda não passa de uma cópia descarada do que fazemos (ou faziamos) no papel! Isso é a principal crítica de Nelson aos profissionais de informática.

Não posso negar que ele tenha razão.

O meio digital já provou sua funcionalidade e viabilidade. Agora é hora de criar novos conceitos de usabilidade que se descolem dos velhos hábitos.
Temos a oportunidade e a obrigação de pensar em novas formas de navegação do usuário pelo conteúdo. Com isso atender as demandas de toda uma nova geração que nasceu tendo internet em seus celulares!

Para finalizar, acrescento Nelson: Não basta entendermos melhor os computadores, precisamos entender melhor as pessoas.

Um comentário:

Glauco disse...

Daniel, muito bem observada a sua postagem. Parabéns por seus comentários, sempre pautados pela ponderação e lógica.
Abraços, Glauco.