quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Qual o valor de um Designer?

"Hoje, depois de estudar 5 anos e trabalhar quase 15 anos com publicidade, chego na agência e pego um novo job: "Criar um convite de aniversário para a festa da cliente." Me preparei tanto... para isso? VDM."

Esse comentário foi-me trazido por uma amiga que assim como eu atua na área de Design e isto gerou um animado debate com o seguinte tema:  Nosso amigo “VDM” realmente foi subjulgado em sua capacidade?

Resumindo toda a conversa exponho o meu ponto de vista de forma direta: O problema é que enquanto “VDM” achava algo comum demais fazer um convite, o cliente (ou no caso a agência) é que esperava dele um convite digno de um Designer.

Podem haver diversas situações onde durante um projeto o Designer tem que se preocupar com detalhes minímos e até mesmo coisas que uma boa maioria dos profissionais do mercado olharia com desprezo. E é exatamente nestas situações que o Designer se destaca, pois dá às pequenas coisas uma abordagem diferente e funcional!

Como exemplo posto abaixo três idéias simples de como apresentar uma proposta diferenciada de convite para uma festa.

Cubo Convite

convite1

O cubo com a foto de quem convida e numa outra face a foto do convidado, feito em papel, pode ser impresso numa gráfica comum. Em epócas de Flickr é uma idéia extremamente viável e além de tudo é barata.

Convite na garrafa

convite2
O convite iria em papel envelhecido dentro de uma garrafa de resina colorida ou ainda com detalhes temáticos. Simples de executar e dá toda uma experiência de uso à quem receber o convite. Se usar materiais a prova d’agua ainda dá pra fazer isso em garrafas que contenham a bebida!

Convite em LCD

convite3

Uma versão tecnológica de convite. Mandar um porta-retratos digital que contenha fotos suas e o convite em alta definição é algo que possui um custo mais elevado, mas além de convite torna-se uma forma interessante de se ofertar um brinde. perfeito para empresas que queiram convidar clientes estratégicos ou fornecedores para uma reunião.

O valor de um Designer não é medido pelo o que ele faz, e sim por como ele o faz. Pensem nisso!

2 comentários:

moscabranca disse...

Genial, Daniel!
Concordo plenamente.
Abração,
Paulo

Daniel Monteiro disse...

Muito obrigado Paulo!

Abraços,
Daniel