sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Olhos de Designer

Já se perguntaram sobre a diferença entre ver e enxergar?

Enxergar se refere ao princípio biológico da visão, se seus olhos funcionam, você enxerga. Podemos também dizer que a visão é a capacidade de coletar dados visuais disponíveis ao seu redor.

Já o conceito de ver é um pouco mais complexo, enquanto enxergar se refere à capacidade, ver está ligado com a interpretação do que se enxerga. Um exemplo claro disso mora na teoria das cores.

Na Física não existem cores, existem frequências de luz que o cerébro humano interpreta da forma como vemos. Por isso uma cor que algumas pessoas diriam ser marrom, para outras pode ser laranja muito escuro.

Ou seja, o processo de captação das imagens ao seu redor ocorre em duas etapas: Na primeira você coleta os dados e na segunda interpreta os dados guiado pela sua carga biológica e cultural. Bom pelo menos é assim que deveria ser!

quad
Experimente testar com seus colegas:“qual o nome dessas cores?”

Poucos estão realmente interpretando aquilo que enxergam atualmente, simplesmente porque não dá mais tempo! Se perdem no turbilhão causado pelo excesso e alta velocidade com que os dados são trafegados e esquecem de exercer o ato de analisar  aquilo que enxergam.

A visão superficial é uma característica dos nossos tempos que é inclusive estimulada pelo sistema consumista onde vivemos. Se as pessoas enxergam mais coisas em menos tempo, sem refletirem sobre o que viram, tornam-se compradores muito mais potenciais.

Por isso, todo aquele que for se tornar Designer tem que treinar sua visão, ser capaz de interpretar a todo momento aquilo que está enxergando, ser crítico e selecionar o que vale a pena dar atenção. Focar os olhos na informação que ele tem que absorver em vez de “passar os olhos” por cima de tudo de forma distraída. Designers criam tendências, porém não há como criar nada se não é capaz de interpretar aquilo que enxerga.

Para encerrar o tema, segue algumas passagens do ótimo documentário “Janelas da alma”





Nenhum comentário: