quarta-feira, 6 de maio de 2009

Como construir uma boa loja online? – Parte 2

4 – Mãos à Obra!

Muito bem, até este ponto você já buscou informações sobre 3 pontos básicos: O Mercado, Seu Público e sobre seus próprios conhecimentos. É chegada a hora de realmente construir a loja!

A parte inicial de qualquer trabalho é providenciar as imagens de seus produtos (ou até mesmo de seus serviços). Dizem que imagem para internet pode ter baixa resolução. Mas isso não quer dizer que tenham que ter baixa qualidade! Portanto cuidado nessa etapa, entregue os produtos a um fotográfo de qualidade e que de preferência já tenha experiência em tirar fotos de produtos.

Com as fotos em mãos, vai precisar de alguém para Efetivamente construir a identidade visual do seu site e definir dentro disso uma estratégia de comunicação válida para com seus clientes. Este profissional é o Designer.

Em conjunto com o Designer, trabalha o profissional responsável por fazer os sistemas internos que fazem a loja funcionar. Atualmente denominado de Desenvolvedor.

Geralmente o custo de uma loja então fica dividido entre o custo de Fotografia, Design e Desenvolvimento. Um único profissional muitas vezes pode assumir as 3 etapas.

Desconfie de orçamentos miraculosos! Mas se ainda assim  o problema para você for o orçamento, busque soluções prontas! a UOL HOST e a Locahost possuem soluções bem interessantes e nesse caso, o investimento que seria aplicado em Desenvolvimento pode ser postergado para outro momento, aplicando apenas em Design e Fotografia no começo.

5 – Publique e Divulgue!

Tudo tendo dado certo até então, sobrará apenas publicar a loja em um servidor e divulga-la.

Publicar é o ato de armazenar os arquivos da loja em um computador que fica 100% disponível para conexões de outros. Chamamos essa máquina de servidor. Sem um bom servidor, não se tem um bom site, então cuidado nesta etapa, não escolha o servidor por questão de preço e sim por qualidade. A Locahost e UOL por exemplo, possuem as soluções mais seguras para empresas atualmente. Convém escolher uma solução que esteja adequada ao seu caso também. Não monte uma loja online num servidor gratuito, que não te dê suporte quando algo der errado por exemplo.

Por fim, com tudo publicado, testado e funcionando, basta anunciar. Aí para tal, pode e deve ser feito uso das comunidades online, citadas no artigo anterior. Além disso investir em busca patrocinada.

As melhores soluções do mercado atualmente ficam entre o Google AdWords, UOL Links Patrocinados e Yahoo Links Patrocinados. Além disso, a Microsoft oferece uma solução bem interessante de anúncios que usam como base de distribuição toda a plataforma Windows Live. Tudo depende de quanto você terá para investir em publicidade!

Seguindo esses passos, sua loja tem tudo para dar certo, e caso precise de ajuda é só comentar aqui suas dúvidas!

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