terça-feira, 5 de maio de 2009

Como construir uma boa loja online? – Parte 1

Já se fez esta pergunta e até agora ninguém te deu uma resposta clara e objetiva? Se este é o seu caso, está lendo o texto certo!

Neste pequeno artigo, montei um pequeno grupo de tarefas que devem ser cumpridas para construir e administrar com eficiência o canal de vendas online de uma empresa. Este texto foi focado com atenção especial às MPEs, por ser o segmento que possui maior dificuldade em achar material de consulta de forma fácil e simples, mas vamos lá!

1 – Profissionalize-se!

A maior parte das Micro e Pequenas empresas do país entra em falência quando chega aos cinco anos de vida, pelo fato de seus gestores não terem buscado especialização, em técnicas de amdinistração, análise de mercado, análise finaceira, entre outras coisas. Quando se trata de Varejo Online sem esses conhecimentos o empreendimento virtual simplesmente não deslancha!

Por isso, segue abaixo alguns cursos online que recomendo fazer antes de qualquer coisa e o melhor, são gratuitos!

Sebrae – Cursos de empreendedorismo e administração de MPEs.

Logística – Um dicionário online sobre os termos mais correntes quando se fala de logística.

Intel – Curso online de TI voltado para a situação das Micro e Pequenas Empresas.

2 – Conheça a web!

Informação é algo primordial para definir um negócio novo ou escolher a melhor forma de definir sua presença online na rede. Conhecer as tendências e números que permeiam a web é uma ótima forma de saber onde vai meter seu pé, e para tal, acesse a pesquisa WebShoppers. É gratuita e basta um rápido cadastro para baixar o PDF.

Se quiser informações mais detalhadas ainda, a e-Bit, empresa especializada em pesquisas online além de outros produtos, possui números detalhados sobre todas as transações B2C realizadas no país.

Além disso, o portal da camara-e.net, oferece um conjunto de notícias detalhadas sobre a Economia Digital.

De um ponto de vista mais intimista e de leitura muito divertida, mas sem perder o importante e detalhado fator técnico, o Blog Economia Digital, também é uma boa pedida.

Por fim, se seu horizonte mora além das fronteiras do país, acompanhe o Projeto Mercosul Digital, o projeto trará diversas ações de integração online entre os países do Mercosul.

3 – Conheça seu público!

É vital conhecer o público do seu produto e serviço e a rede nos traz uma maravilha que facilita esse trabalho. Redes de Relacionamento!

A freguesia online, não são anônimos que vão clicar em seus e-mails só porque você os mandou, ou que vão comprar em sua loja só porque teoricamente seu produto é bom e você é um cara legal. As pessoas compram em lojas virtuais por sentirem confiança na loja e confiança é uma via construída a partir de dois pilares: Relacionamento e Respeito.

Por hora, vamos falar de relacionamento. Por isso busque relacionamento com o seu público, conheça os gostos e desgostos, enfim, tudo que há para saber. E o melhor termômetro para isso são as redes de relacionamento. Segue link sobre as principais:

Orkut – Rede mais acessada no país

Facebook – Rede mais acessada no mundo

Twitter – Canal onde os usuários postam o que estão fazendo

MySpace – Rede social que ficou famosa por lançar diversos talentos, como por exemplo, Mallu Magalhães!

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