sábado, 1 de setembro de 2012

Mercado, Segmento e Nicho

946467_53435159

Bom, como venho sempre dizendo, Design é multidisciplinar, ou seja estudamos muita coisa, mas muita coisa mesmo para fazer um desenho coerente e que seja efetivo junto ao nosso público-alvo.

Por isso estou trazendo pra vocês hoje um texto falando sobre alguns termos básicos de marketing. Apesar de serem simples vejo gente confundindo por aí as vezes. Então para deixar mais cristalino, segue abaixo as definições.

Mercado

Mercado representa o local onde ocorrem a troca de bens por moeda, sendo estes bens a representação de uma necessidade ou de um elemento especializado. Em outras palavras representa o todo, os consumidores diretos e indiretos de um determinado tipo de necessidade, serviço ou produto. Ex.: Mercado de entretenimento.

Segmento

Fatiando o mercado por critérios de especificidade do produto achamos segmentos, seguindo o exemplo do mercado de entretenimento, teríamos os segmentos de games, cinema, teatro, música. Um segmento representa uma fatia do mercado e sofre concorrência indireta dos outros segmentos, pois o consumidor em busca de entretenimento pode escolher outras opções. Segmentos são definidos por necessidades ou desejos mais específicos do consumidor.

Nicho

Aqui é quando dentro de um segmento, conseguimos dividir o nosso público de acordo com seus grupos sociais e perfis de consumo. Tem uma abordagem muito mais íntima sobre as necessidades do consumidor. Ou seja o nicho representa um público com necessidades comuns muito específicas, um bom exemplo seria o grupo de consumidores que buscam filmes de arte franceses. Eles buscam entretenimento, no segmento de cinema, porém precisa de um produto específico que pode ser fornecido com exclusividade por poucas empresas, pois são diversos os filtros que restrigem a escolha e preferência do consumidor. Assim sendo, o nicho representa a máxima oportunidade dentro de um mercado.

Nenhum comentário: