terça-feira, 11 de setembro de 2012

Alguns fatos sobre o valor da sua marca

brand1 - A Marca pode se valorizar mais rápido que os ativos de sua empresa. Pois o valor financeiro dela cresce de acordo com o poder de replicação e assimilação dos seus valores pelos clientes.

2 - Marca é algo diferente de Logo. Logo é o desenho, Marca é todo o conceito que representa a sua empresa e que será fixado no consumidor por meio do Logo e da estratégia de Branding. Um Logo sem conceitos não possui valor algum.

3 - Quando se une Logo e Texto, temos o que se chama de Logotipo. Mas é importante não perder o foco da forma do Logo, pois ele tem um poder de fixação da marca muito maior do que as palavras em si. Pense por exemplo na forma do M da McDonalds. Ele é muito mais representativo que o nome em si, tanto que se algum concorrente tentar usar a mesma configuração de forma, mesmo que com nome diferente, fatalmente o consumidor irá lembrar do McDonalds.

4 - A Marca se cria desde o momento que se estrutura Visão, Missão e Valores. O Logo é criado como a máxima expressão visual desses conceitos. É onde se deveria investir um valor considerável da verba no início de qualquer empreendimento.

5 - Não existe criação de Logo barata, pois não é um bem material que pode ser comprado em grande quantidade afim de baixar o seu valor de venda. Além disso envolve pesquisa de referências, estudo do mercado, estudo do microambiente do cliente, etc.

6 - Quando você vê alguém cobrando barato das duas uma: Pode ser um Designer iniciante que está aprimorando sua técnica ou você pode estar sendo enganado! Sim enganado, pois existem na internet bancos de dados imensos de símbolos prontos para serem usados como logos. Muitas empresas que se especializaram em ofertar logos a preços absurdamente baratos usam essa estratégia. Sua empresa não é genérica, ela é o seu sonho, então não aceite logos genéricos.

Para encerrar, deixarei alguns links que podem ser norteadores

Quanto Valem as Marcas – Portal Gestão – Ótimo artigo explicando sobre o cálculo do valor da Marca

Tabela da Adegraf – Tabela de preços da Adegraf, onde estão descritos os preços de Criação de Logo, Folder, etc.

Tabela da ADG – Outra tabela, de outra instituição de Design

 

Nenhum comentário: