sexta-feira, 23 de setembro de 2011

E Começa a Nova Guerra na Internet

Em tempos de internet social, Facebook e Google são os players da nova guerra na net. Em substituição à guerra dos navegadores travadas no final dos anos 90, agora vivemos uma guerra das Redes Sociais.

guerra-de-redes

De um lado temos o Facebook que tem como principal trunfo a alta especialização em serviços sociais. Tudo no Facebook, desde o seu sistema de anúncios, até mesmo seus jogos é criado pensando no fato de estar numa plataforma social, com alto potencial viral. O Facebook também respeita um dos principais pontos da web 2.0, a hackeabilidade, princípio que dita que todo software on-line deve ser capaz de permitir que seus usuários alterem, ampliem e desenvolvam as funcionalidades iniciais da plataforma. Dotado de um sistema de programação robusto, o FBML, permite a criação de novos programas para a rede social, com uma taxa de lucratividade alta aos seus desenvolvedores.

Do outro o Google, empresa que fez gigantes do segmento de tecnologia tremerem na base ao ter sido a primeira empresa que segmentou e classificou o conteúdo na internet mundial. Apesar de haver ainda muito a se fazer e melhorar nesse sentido, o poder do Google é tão grande que os resultados do buscador chegam a influenciar as buscas de concorrentes como o Bing por exemplo. Como se isso não fosse suficiente, ela buscou o caminho oposto ao trilhado pelo Facebook e criou o leque de produtos mais abrangentes da internet, hoje em dia é praticamente improvável que cada internauta do planeta não possua um serviço fornecido e gerenciado pelo Google. Entre esses serviços temos Redes Sociais: O quase extinto Orkut e o renovado Google Plus.

Podemos dizer que a batalha começou após o crescimento exponencial do Facebook e a migração em massa dos usuários para sua rede, o que levou o Orkut a amargar uma posição de lanterna nas Redes Sociais e ser praticamente extinto. Com o nascimento do Google Plus, é que se inicia a guerra com artilharia pesada sendo disposta dos dois lados. Enquanto do seu lado a Google se adaptou ao que os usuários esperavam de uma rede, o Facebook tenta inovar e reinventar-se diariamente para manter a dianteira pela preferência dos usuários.

Disso tudo só nos resta sentar e analisar quem vai ganhar essa batalha. Mas encerro deixando um palpite: A vantagem estará com aquele que conseguir formar universos sociais com regras e conceitos bem definidos e que realmente possuam recursos que promovam a integração da vida digital com a vida real. Trocando em miúdos, ganha a guerra a Rede que consiga fazer as pessoas se integrarem de verdade, não importando o quão distante estejam, assim eliminando a percepção que ainda persiste de “amigo virtual”, pois a comunicação on-line terá se tornando tão boa e substancial que apenas veremos nossos contatos como amigos tão bons quanto nossos amigos de infância!

Num mundo onde solidão e depressão se tornaram problemas sociais, a Rede Social que resolver adequadamente esse problema irá ganhar a dianteira.



Nenhum comentário: