Imagina que você chega à este texto e logo de cara eu começo com a seguinte afirmação: “Olá meu caro amigo que não sabe de nada, sei que não te conheço e nunca vou conhecer o bastante, mais uma coisa eu sei, eu sou melhor que você!”. Sejamos sinceros, você continuaria a ler? Não!
Então porque será que alguns profissionais ainda insistem em tratar a figura do cliente como alguém que nunca sabe de nada?
Senhoras e Senhores, o Cliente
Existe uma verdade absoluta entre um Designer e um Cliente, o segundo só procura o primeiro por não possuir nenhum recurso em sua empresa que tenha habilidade ou tempo de executar com sucesso o job necessário.
Ou seja, nem sempre o cliente é o cara que te procura porque não entende nada do que precisa produzir, bem pelo contrário, muitas vezes ele é a pessoa que já possui os caminhos, só não sabe trilhar por eles. É importante entender que além das habilidades técnicas, ele é um ser humano que assim como você possui criatividade, possui idéias, desejos, gostos, etc.
Cabe ao Designer saber captar tudo isso e fazer o que é preciso para que o Job dê certo, mas garantindo que o cliente identifique a cultura de sua empresa na peça criada.
E quando o cliente realmente não souber nada?
Aí é o momento que um Designer se diferencia de um micreiro. Não por exatamente saber o que fazer, mas saber demonstrar ao cliente o que fazer, orienta-lo, direciona-lo e lidera-lo ao longo do job em direção ao resultado. Lembre-se não se convence ninguém só com discurso, arme-se de dados sempre!
Mas o detalhe mais importante num profissional é saber que o cliente deve ser ouvido e respeitado em suas considerações. Caso não concorde com elas e não tenha conseguido convencer o cliente da melhor forma dele atingir sucesso no job, de forma simples e humilde retire-se do job.
Para finalizar, não se esqueça, clientes devem se tornar seus amigos. É a melhor forma de construir relacionamentos profissionais duradouros.
E se você respeita seus amigos, respeite seu cliente!
sábado, 2 de abril de 2011
Você respeita seu cliente?
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