sábado, 18 de fevereiro de 2017

O que é valor em Design?

Muita gente na nossa área acabam se tornando extremamente técnicos ou muito focados apenas na parte visual, ou seja se especializam na ferramenta e esquecem do objetivo de nossa profissão: Gerar, amplificar e agregar valor as coisas.

Valor, além de ser um conjunto de qualidades que geram ganho ao usuário, também tem a ver com o princípio da percepção que os consumidores tem de produtos e serviços. É aquela história, não basta ser bom no que você faz se quem usa não sente nenhum ganho real em sua vida por conta disso.

Toda campanha, material, apresentação, produto ou serviço que chega em suas mãos, geralmente vai chegar com o conteúdo pronto, e vão te passar com uma expectativa de melhora ou criação visual, o foco de um Designer deve estar no porque o cliente precisa daquele visual. Esses sãos os objetivos da campanha que devem ser alcançados por meio do seu trabalho. Se não conseguir atingir essas metas, todo seu esforço terá sido em vão e o seu cliente terá perdido dinheiro.

Por isso o primeiro passo para entender valor é descrever as funcionalidades do produto e como isso resolverá os problemas do consumidor final. Valor é o resultado dessa equação e é isso que você deverá realçar e expor usando a melhor técnica para o resultado necessário.

Procure sempre antes de começar um novo trabalho entender quais são os pontos de valor que devem ser a base do seu trabalho, para isso entreviste, tanto cliente quanto consumidor final, estude o mercado, conheça as praças, vá além do desenho e com certeza irá gerar projetos de valor aos seus clientes.

Nenhum comentário: