quinta-feira, 12 de julho de 2012

Coisas básicas que todo mundo deveria saber de cabeça - Parte 1

Escrevi o artigo abaixo pensando em como várias coisas básicas do dia-a-dia de um designer muitas vezes não são transmitidas corretamente, pois as pessoas aprendem a realidade de suas empresas e a tomam como a verdade absoluta do que é a prática correta. Para não ficar muito extenso dividi o artigo em partes, começando por dicas para imagens. Quem quiser complementar algo pode usar os comentários!

555

Imagens

  • Nunca as deforme. Esticar só na horizontal ou na vertical não é efeito, é ruído.
  • DPI quer dizer traduzido Pontos por polegada (Dots Per Inch). Isso representa quantos pontos de cor a imagem comporta no espaço de uma polegada. Quanto maior, mais resolução possui a imagem, mas isso não quer dizer que quanto mais, melhor, pois depende muito da mídia que vai ser usada. Use a tabela abaixo como referência, lembrando que deve sempre consultar a gráfica e levar em consideração o papel onde vai ser impressa a imagem

    Jornal 35 DPIs se for papel Jornal, senão considere as explicações em impressos.
    Banners 200 DPIs para Banners (considerar 300 se o banner puder ser visto de perto),  ,
    Folders, cartão de visita, etc. 300 DPIs para impressos em geral
    Revista 600 DPIs para revista, em alguns casos 1200 DPIs.
    Maxigrafia 100 DPIs para maxigrafia se for visto de longe (O que corresponde a 90% dos casos).

  • Imagens para a web pode se trabalhar com 72 a 100 DPIs, mas aí o que pesa mais é a compactação da imagem, pois a resolução é definida pela quantidade de MegaPixels em que a imagem foi capturada.
  • Saiba usar os tipos de imagem ao seu favor: JPEG serve para imagens que tenham mais que 256 cores e não usem transparência. GIf fornece transparência, mas só até 256 cores, além de ficar mais serrilhado. PNG do tipo 24 bits fornece transparência e alta resolução, mas fica mais pesado que um JPEG.
  • Quando for escanear uma foto, o ideal é usar um equipamento que consiga captar o negativo do filme. Como bem percebe nos tempos de hoje onde máquinas digitais dão conta do recado, isso é um conhecimento bom de se ter, mas que raramente usará.
  • Se a imagem for destinada para impressão, pode compensar reforçar um pouco os canais de cor no arquivo final. Geralmente aumentar em 10% já ajuda a dar mais vida as cores do material impresso. Consulte a gráfica, pois isso é o tipo de coisa que eles raramente alertam.
  • Ainda sobre imagens para impressão, faça sempre uma prova do material. Isso ajuda a evitar um monte de dor de cabeça.

Nenhum comentário: