sexta-feira, 22 de junho de 2012

O futuro da TV

A TV provavelmente foi uma das mídias mais bem sucedidas da história humana, pois em pouco tempo após sua invenção, foi associada com o progresso tecnológico humano. As pessoas não só queriam ter uma TV. Precisavam de uma, ter duas TVs em casa era um sinal de status que poucas coisas superavam.

Em pouco tempo a geração que crescera ouvindo rádio deu lugar às TVs, quase como um membro da família, que estava sempre lá durante o almoço e o jantar. Em pouco tempo esse membro passou a falar cada vez mais com a família, o que ele dizia tinha cada vez mais importância. Só tinha um problema, a TV falava a mesma mensagem para todas as famílias, sem diferencia-las.

Com a chegada da Internet e a popularização do Streaming, hoje em dia o papel da TV é ocupada pela internet, só que com um pequeno problema, enquanto a TV era comunitária (a não ser no caso das famílias que tinham mais de uma) a Internet é individual. Isso gerou no começo uma verdadeira desagregação na celular familiar, mudou os hábitos culturais de forma trágica. Eu pelo menos acho triste ver amigos reunidos numa mesa que se dedicam mais aos seus smartphones para checar o twitter do que a realmente conversarem.

A grande questão é: Num mundo cada vez mais individualista será que a TV evoluirá para caber numa tela de Smartphone? Ou se tornará um aparelho multitarefas capaz de reintegrar as pessoas por meio da rede? Na minha opinião, com o advento das smarts a TV voltará a ter sua relevância nas casas do mundo, para fomentar mais o assunto, selecionei alguns vídeos que posto abaixo:

Nenhum comentário: