quinta-feira, 20 de maio de 2010

Ralph Baer, Pai do Videogame e Tio dos Game Designers

Quando se pensa na história dos video-games, a mídia brasileira lembra do produto mas poucas vezes honra como se deve o criador dela. Por isso este artigo conta um pouco desta história, falando de Ralph Baer, o criador do primeiro video-game de sucesso, o que abriu mercado para todas as gerações que seguiram e criou o espaço onde se reveleram grandes designers tais como Hideo Kojima, Hironobu Sakaguchi e Shigeru Miyamoto.

Tudo começaria no ano de 1966, quando Ralph Baer, alemão naturalizado nos EUA, teria criado o "Brown Box", Um sistema de telejogo que permitia ao jogador interagir por meios de controles conectados ao aparelho com os personagens renderizados em pixels na tela. Os controles eram grandes caixas com seletores de movimento vertical e horizontal e nada mais.



Inventor do sistema de cartuchos, o Brown Box nasceu com apenas dois jogos, e foi lançado com o nome de Magnavox Odissey, o primeiro video-game da história. Com gráficos que hoje seriam considerados precários, o sistema tinha diversos acessórios interessantes, como por exemplo telas transparentes que eram colocadas sobre a tela da TV para simular o cenário, pois o aparelho não tinha capacidade de renderiza-lo!


Ao longo da vida do console ele sofreu uma série de atualizações, entre elas o primeiro jogo de tiro operado por uma pistola. O conceito de um sensor de movimento interno na pistola informar ao video-game onde deve estar seu cursor nascera aí e até hoje é usado nos seus irmãos mais novos.Tudo graças ao engenho de Baer.

Há de se deixar registrado, que o que realmente importava era criar um sistema de interação entre as pessoas, uma forma de evolução das mídias existentes. Um sistema de entretenimento digital. O Videogame não nasceu para impressionar a ninguém pelos seus gráficos e sim para gerar diversão! Então qualquer pessoa que deseje seguir na área deve ter isso em mente ao criar um projeto, a diversão do usuário está acima de qualquer coisa.

Para finalizar, deixarei alguns links sobre o assunto.

História do Odissey - http://www.pong-story.com/odyssey.htm - Link em Inglês

História de Ralph Baer - http://en.wikipedia.org/wiki/Ralph_Baer - Link em Inglês

Nenhum comentário: