O título acima é para quem quer seguir essa carreira e não sabe ao certo o que é Design, mas quer trabalhar na área por querer explorar a própria criatividade, ser bom desenhando, gostar de arte, entre diversos outros motivos.
Como disse em outro post, infelizmente nosso setor é muito confuso, ou seja, muita gente entra na área e não sabe ao certo definir quais são suas obrigações, rotinas e afazeres. Por essas e outras você vê muito cara estudando programação, mas se definindo como Designer porque sabe alterar o template do wordpress.
Definição
Design é uma ciência multidisciplinar que tem como objetivo agregar valor a coisas, processos, pessoas ou ideias. Essa é uma definição, a minha favorita, mas existem outras como por exemplo a que consta no projeto de lei nº 1.965, projeto que visa a regulamentação da profissão, que segue abaixo:
“O design é uma atividade especializada de caráter técnico-científico, criativo e artístico, com vistas à concepção e desenvolvimento de projetos de objetos e mensagens visuais que equacionem sistematicamente dados ergonômicos, tecnológicos, econômicos, sociais, culturais e estéticos, que atendam concretamente às necessidades humanas.”
Resumindo: O Designer é um projetista que busca em seus trabalhos uma otimização da experiência humana. Por meio disso ele consegue agregar valor a tudo que citei na primeira definição, afinal de contas é isso que define o valor das coisas na nossa sociedade. A experiência.
Nascimento
O Design nasceu dentro das primeiras fábricas inglesas durante a revolução industrial. Foi simples: Imagine que todos industrializam o mesmo produto com variações de preço motivados por vantagens na aquisição de matéria-prima ou por conseguir uma produção mais elevada, assim sendo todos os consumidores possuiam por exemplo o mesmo copo de metal em suas casas, sem variação alguma.
Com o crescimento da concorrência, alguém se tocou que as pessoas aceitariam comprar copos diferentes, que refletissem melhor a personalidade do consumidor. Para produzir esse copo diferenciado, era necessário um projetista que criasse um desenho que ao mesmo tempo fosse útil ao cliente final e fácil de ser produzido em larga escala. Foi assim que surgiu o Design.
Atuação
Começando com a criação de produtos melhores, ao longo dos anos o Design foi se espalhando para outros segmentos de atuação, que listo abaixo os mais comuns
Digital - É o cara que se especializa em mídias digitais, como por exemplo sites, apresentações multimídia, interfaces, etc. O nome engloba diversas outras especializações, como Webdesign, Design de Interface, Animador, Modelagem 3D, etc. O cara que se define Designer Digital acaba, uma vez ou outra, conhecendo um pouco de tudo isso, embora se especialize em uma destas.
Gráfico - Já aqui, segue pela área de tudo que for impresso: Cartões, folders, revistas, outdoor, etc.
Produto - Foi aqui que nasceu o Design, e é onde se desenvolvem novas ideias de produtos. Por exemplo, o cara que projetou o iPhone é um Designer de produto.
Embalagem - Com o crescimento do mercado consumidor, surgiu a necessidade de Designers especializados em criar embalagens que fossem mais atrativas ao consumidor. Mas não se trata apenas de vender mais, engloba sustentabilidade também, já que aqui que nascem as principais idéias de embalagens biodegradáveis.
Game - O Game Design é algo relativamente novo, porém tem tido um crescimento enorme. Resumindo é aqui que se projeta os jogos que você tem no seu celular, videogame, PC e até mesmo jogos de tabuleiro.
Moda - Estilistas também são designers, e não atuam apenas em passarelas. Pense por exemplo, na pessoa que projetou as roupas do filme Senhor dos Anéis.
Ilustração - Um ilustrador também se trata de um projetista, pois ele elabora a imagem para transmitir uma mensagem muito específica.
Como bem podem perceber, existem várias especialidades que um Designer pode seguir hoje em dia. O que eu recomendo é entender que deve ser forte em uma delas, mas sem deixar de conhecer e praticar as outras. Nunca se esqueça que Design é multidisciplinar.
Outra coisa que devemos observar, é que Design e Consumo estão fortemente associados, ou seja, aquilo que você projeta em 80% dos casos serve para ajudar a impulsionar as vendas diretas de um produto. Portanto devemos trabalhar com responsabilidade e ética, conforme escrevi em um dos meus primeiros artigos que pode ser conferido aqui, aqui e aqui.
Segue abaixo também links que podem ajuda-los a aprofundar mais ainda os estudos e decidir se realmente querem seguir na área de Design.
Introdução ao Design - Prof. Andrej Grujic
http://www.lsc.ufsc.br/~edla/design/conceitos.htm
História do Design
http://www.estagiodeartista.pro.br/artedu/histodesign/1_context.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário