Falar de tipografia sempre exige um estudo aprofundado sobre as formas e usos dos tipos em questão. Neste artigo falarei um pouco da família Didones.
Esta família nasceu na “Fundição Didot”, que criou este tipo para imprimir a obra “Gerusalemme Liberata”, entre os anos de 1783 a 1784.
A fonte que nasceu nas mãos de François Didiot, foi publicada por seu descendente Firmin Didot com alterações que prevaleciam a leitura e a clareza, apesar de possuir um acentuado contraste entre linhas finas e grossas, e foi um amplo sucesso na França, devido a clareza que conseguia transmitir nos textos aliada com um toque de classe transmitido pelos arremates finos.
Tudo isso só foi possível graças ao avanço que o novo tipo de papel conhecido como “vélin”, criado por John Baskerville em 1757. Este papel permitia maior definição na impressão, o que era fundamental para a boa visualização do tipo Didot.
Outro fato interessante sobre essa família, é o sistema de pontos que criou para estabelecer um padrão de medida tipográfica que prevalece até hoje e foi fonte de inspiração para os sistemas de medidas tipográficas digitais. O sistema Didot é baseado na medida do ponto que equivale a 0,376mm e o cícero que equivale a 12 destes pontos.
Confira abaixo algumas ilustrações sobre esta família tipográfica.
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Firmin Didot: Oeuvres de Jean Racine.Journal des Peintres. Paris: Firmin Didot, ca. 1835.
Além disso deixo diversos links utéis ao assunto. Recomendo inclusive a consulta ao ótimo autor Paulo Heitlinger. Um dos autores a quem li para redigir este curto artigo.
A dinastia Didot
http://tipografos.net/historia/didot.htmlMedidas tipográficas
http://www.criarweb.com/artigos/medidas-tipograficas.htmlPortal tipografos.net
http://tipografos.net
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
Tipografia: A família Didones!
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