sexta-feira, 14 de setembro de 2012

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

I, Pet Goat II

Olha só como foi criativa e simbólica a construção dos personagens desta animação. Cada um deles possui um papel duplo na narrativa da animação, além de seu papel natural na trama, representam um evento histórico recente ou não e as atitudes do povo diante delas.

Conheça mais no site http://www.heliofant.com/

I, pet goat II from Heliofant on Vimeo.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Alguns fatos sobre o valor da sua marca

brand1 - A Marca pode se valorizar mais rápido que os ativos de sua empresa. Pois o valor financeiro dela cresce de acordo com o poder de replicação e assimilação dos seus valores pelos clientes.

2 - Marca é algo diferente de Logo. Logo é o desenho, Marca é todo o conceito que representa a sua empresa e que será fixado no consumidor por meio do Logo e da estratégia de Branding. Um Logo sem conceitos não possui valor algum.

3 - Quando se une Logo e Texto, temos o que se chama de Logotipo. Mas é importante não perder o foco da forma do Logo, pois ele tem um poder de fixação da marca muito maior do que as palavras em si. Pense por exemplo na forma do M da McDonalds. Ele é muito mais representativo que o nome em si, tanto que se algum concorrente tentar usar a mesma configuração de forma, mesmo que com nome diferente, fatalmente o consumidor irá lembrar do McDonalds.

4 - A Marca se cria desde o momento que se estrutura Visão, Missão e Valores. O Logo é criado como a máxima expressão visual desses conceitos. É onde se deveria investir um valor considerável da verba no início de qualquer empreendimento.

5 - Não existe criação de Logo barata, pois não é um bem material que pode ser comprado em grande quantidade afim de baixar o seu valor de venda. Além disso envolve pesquisa de referências, estudo do mercado, estudo do microambiente do cliente, etc.

6 - Quando você vê alguém cobrando barato das duas uma: Pode ser um Designer iniciante que está aprimorando sua técnica ou você pode estar sendo enganado! Sim enganado, pois existem na internet bancos de dados imensos de símbolos prontos para serem usados como logos. Muitas empresas que se especializaram em ofertar logos a preços absurdamente baratos usam essa estratégia. Sua empresa não é genérica, ela é o seu sonho, então não aceite logos genéricos.

Para encerrar, deixarei alguns links que podem ser norteadores

Quanto Valem as Marcas – Portal Gestão – Ótimo artigo explicando sobre o cálculo do valor da Marca

Tabela da Adegraf – Tabela de preços da Adegraf, onde estão descritos os preços de Criação de Logo, Folder, etc.

Tabela da ADG – Outra tabela, de outra instituição de Design

 

sábado, 1 de setembro de 2012

Mercado, Segmento e Nicho

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Bom, como venho sempre dizendo, Design é multidisciplinar, ou seja estudamos muita coisa, mas muita coisa mesmo para fazer um desenho coerente e que seja efetivo junto ao nosso público-alvo.

Por isso estou trazendo pra vocês hoje um texto falando sobre alguns termos básicos de marketing. Apesar de serem simples vejo gente confundindo por aí as vezes. Então para deixar mais cristalino, segue abaixo as definições.

Mercado

Mercado representa o local onde ocorrem a troca de bens por moeda, sendo estes bens a representação de uma necessidade ou de um elemento especializado. Em outras palavras representa o todo, os consumidores diretos e indiretos de um determinado tipo de necessidade, serviço ou produto. Ex.: Mercado de entretenimento.

Segmento

Fatiando o mercado por critérios de especificidade do produto achamos segmentos, seguindo o exemplo do mercado de entretenimento, teríamos os segmentos de games, cinema, teatro, música. Um segmento representa uma fatia do mercado e sofre concorrência indireta dos outros segmentos, pois o consumidor em busca de entretenimento pode escolher outras opções. Segmentos são definidos por necessidades ou desejos mais específicos do consumidor.

Nicho

Aqui é quando dentro de um segmento, conseguimos dividir o nosso público de acordo com seus grupos sociais e perfis de consumo. Tem uma abordagem muito mais íntima sobre as necessidades do consumidor. Ou seja o nicho representa um público com necessidades comuns muito específicas, um bom exemplo seria o grupo de consumidores que buscam filmes de arte franceses. Eles buscam entretenimento, no segmento de cinema, porém precisa de um produto específico que pode ser fornecido com exclusividade por poucas empresas, pois são diversos os filtros que restrigem a escolha e preferência do consumidor. Assim sendo, o nicho representa a máxima oportunidade dentro de um mercado.