terça-feira, 31 de julho de 2012

Design para quem não sabe nada (ainda) de Design.

O título acima é para quem quer seguir essa carreira e não sabe ao certo o que é Design, mas quer trabalhar na área por querer explorar a própria criatividade, ser bom desenhando, gostar de arte, entre diversos outros motivos.

Como disse em outro post, infelizmente nosso setor é muito confuso, ou seja, muita gente entra na área e não sabe ao certo definir quais são suas obrigações, rotinas e afazeres. Por essas e outras você vê muito cara estudando programação, mas se definindo como Designer porque sabe alterar o template do wordpress.

tabela-pantone

Definição

Design é uma ciência multidisciplinar que tem como objetivo agregar valor a coisas, processos, pessoas ou ideias. Essa é uma definição, a minha favorita, mas existem outras como por exemplo a que consta no projeto de lei nº 1.965, projeto que visa a regulamentação da profissão, que segue abaixo:

“O design é uma atividade especializada de caráter técnico-científico, criativo e artístico, com vistas à concepção e desenvolvimento de projetos de objetos e mensagens visuais que equacionem sistematicamente dados ergonômicos, tecnológicos, econômicos, sociais, culturais e estéticos, que atendam concretamente às necessidades humanas.”

Resumindo: O Designer é um projetista que busca em seus trabalhos uma otimização da experiência humana. Por meio disso ele consegue agregar valor a tudo que citei na primeira definição, afinal de contas é isso que define o valor das coisas na nossa sociedade. A experiência.

Nascimento

O Design nasceu dentro das primeiras fábricas inglesas durante a revolução industrial. Foi simples: Imagine que todos industrializam o mesmo produto com variações de preço motivados por vantagens na aquisição de matéria-prima ou por conseguir uma produção mais elevada, assim sendo todos os consumidores possuiam por exemplo o mesmo copo de metal em suas casas, sem variação alguma.

Com o crescimento da concorrência, alguém se tocou que as pessoas aceitariam comprar copos diferentes, que refletissem melhor a personalidade do consumidor. Para produzir esse copo diferenciado, era necessário um projetista que criasse um desenho que ao mesmo tempo fosse útil ao cliente final e fácil de ser produzido em larga escala. Foi assim que surgiu o Design.

Atuação

Começando com a criação de produtos melhores, ao longo dos anos o Design foi se espalhando para outros segmentos de atuação, que listo abaixo os mais comuns

Digital - É o cara que se especializa em mídias digitais, como por exemplo sites, apresentações multimídia, interfaces, etc. O nome engloba diversas outras especializações, como Webdesign, Design de Interface, Animador, Modelagem 3D, etc. O cara que se define Designer Digital acaba, uma vez ou outra, conhecendo um pouco de tudo isso, embora se especialize em uma destas.

Gráfico - Já aqui, segue pela área de tudo que for impresso: Cartões, folders, revistas, outdoor, etc.

Produto - Foi aqui que nasceu o Design, e é onde se desenvolvem novas ideias de produtos. Por exemplo, o cara que projetou o iPhone é um Designer de produto.

Embalagem - Com o crescimento do mercado consumidor, surgiu a necessidade de Designers especializados em criar embalagens que fossem mais atrativas ao consumidor. Mas não se trata apenas de vender mais, engloba sustentabilidade também, já que aqui que nascem as principais idéias de embalagens biodegradáveis.

Game - O Game Design é algo relativamente novo, porém tem tido um crescimento enorme. Resumindo é aqui que se projeta os jogos que você tem no seu celular, videogame, PC e até mesmo jogos de tabuleiro.

Moda - Estilistas também são designers, e não atuam apenas em passarelas. Pense por exemplo, na pessoa que projetou as roupas do filme Senhor dos Anéis.

Ilustração - Um ilustrador também se trata de um projetista, pois ele elabora a imagem para transmitir uma mensagem muito específica.

Como bem podem perceber, existem várias especialidades que um Designer pode seguir hoje em dia. O que eu recomendo é entender que deve ser forte em uma delas, mas sem deixar de conhecer e praticar as outras. Nunca se esqueça que Design é multidisciplinar.

Outra coisa que devemos observar, é que Design e Consumo estão fortemente associados, ou seja, aquilo que você projeta em 80% dos casos serve para ajudar a impulsionar as vendas diretas de um produto. Portanto devemos trabalhar com responsabilidade e ética, conforme escrevi em um dos meus primeiros artigos que pode ser conferido aqui, aqui e aqui.

Segue abaixo também links que podem ajuda-los a aprofundar mais ainda os estudos e decidir se realmente querem seguir na área de Design.

Introdução ao Design - Prof. Andrej Grujic
http://www.lsc.ufsc.br/~edla/design/conceitos.htm

História do Design
http://www.estagiodeartista.pro.br/artedu/histodesign/1_context.htm

 

 

 

terça-feira, 24 de julho de 2012

Twice - Little Dragon

Trago à vocês um clipe que gosto tanto pela música que é ótima quanto pela referência visual do clipe. Curtam um pouco pra relaxar.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Coisas básicas que todo mundo deveria saber - Parte 2

Fontes

  • Assim como as imagens, não estique fontes. É feio!
  • Serifa foi um elemento criado para facilitar a leitura num impresso. Assim o olho acabava sempre seguindo uma linha indicativa e com isso ficava menos cansativo. Por isso costumamos usar fontes com serifas em textos longos que serão impressos, como por exemplo livros.
  • Escolha as fontes de acordo com a emoção que o projeto tem que passar. Como podem ver no exemplo abaixo:

fontes

  • Fontes são organizadas em famílias tipográficas. Clique no link abaixo para conhecer mais.

http://pt.scribd.com/doc/73195614/Familias-Tipograficas

  • Além disso em uma única fonte existem cerca de 19 elementos para a composição da letra em si. Veja o Infográfico abaixo para aprender sobre isso.

http://pt.scribd.com/doc/46617753/Infografico-Elementos-Tipograficos

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Detona Ralph!

Antes de qualquer coisa, preciso dizer que a nova animação da Pixar para mim é uma das coisas mais acertadas que já foi criada na indústria nos últimos anos! A história conta sobre o dilema de Ralph que passou 30 anos sendo vilão de um game dos anos 80 até que enfim ele cansou disso e resolveu virar um heróis. Contando com a participação de diversos personagens do mundo dos games, o filme ajuda a contextualizar os personagens para novos públicos. Enfim, uma jogada de mestre! Vejam o Trailer abaixo:

 

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Coisas básicas que todo mundo deveria saber de cabeça - Parte 1

Escrevi o artigo abaixo pensando em como várias coisas básicas do dia-a-dia de um designer muitas vezes não são transmitidas corretamente, pois as pessoas aprendem a realidade de suas empresas e a tomam como a verdade absoluta do que é a prática correta. Para não ficar muito extenso dividi o artigo em partes, começando por dicas para imagens. Quem quiser complementar algo pode usar os comentários!

555

Imagens

  • Nunca as deforme. Esticar só na horizontal ou na vertical não é efeito, é ruído.
  • DPI quer dizer traduzido Pontos por polegada (Dots Per Inch). Isso representa quantos pontos de cor a imagem comporta no espaço de uma polegada. Quanto maior, mais resolução possui a imagem, mas isso não quer dizer que quanto mais, melhor, pois depende muito da mídia que vai ser usada. Use a tabela abaixo como referência, lembrando que deve sempre consultar a gráfica e levar em consideração o papel onde vai ser impressa a imagem

    Jornal 35 DPIs se for papel Jornal, senão considere as explicações em impressos.
    Banners 200 DPIs para Banners (considerar 300 se o banner puder ser visto de perto),  ,
    Folders, cartão de visita, etc. 300 DPIs para impressos em geral
    Revista 600 DPIs para revista, em alguns casos 1200 DPIs.
    Maxigrafia 100 DPIs para maxigrafia se for visto de longe (O que corresponde a 90% dos casos).

  • Imagens para a web pode se trabalhar com 72 a 100 DPIs, mas aí o que pesa mais é a compactação da imagem, pois a resolução é definida pela quantidade de MegaPixels em que a imagem foi capturada.
  • Saiba usar os tipos de imagem ao seu favor: JPEG serve para imagens que tenham mais que 256 cores e não usem transparência. GIf fornece transparência, mas só até 256 cores, além de ficar mais serrilhado. PNG do tipo 24 bits fornece transparência e alta resolução, mas fica mais pesado que um JPEG.
  • Quando for escanear uma foto, o ideal é usar um equipamento que consiga captar o negativo do filme. Como bem percebe nos tempos de hoje onde máquinas digitais dão conta do recado, isso é um conhecimento bom de se ter, mas que raramente usará.
  • Se a imagem for destinada para impressão, pode compensar reforçar um pouco os canais de cor no arquivo final. Geralmente aumentar em 10% já ajuda a dar mais vida as cores do material impresso. Consulte a gráfica, pois isso é o tipo de coisa que eles raramente alertam.
  • Ainda sobre imagens para impressão, faça sempre uma prova do material. Isso ajuda a evitar um monte de dor de cabeça.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Comerciais Musicais - Queen

Muitas peças de publicidade são fortemente apoiadas na força de uma música, pois o som é o que ambienta o que os olhos percebem. Para exemplificar selecionei 3 comerciais que usaram de músicas do Queen. Confiram!

A motivação da eficiência

multifuncional

Vivemos numa sociedade que pelo menos na superfície preza pela perfeição. O bom não basta mais para nada, só importa se for perfeito, somos cobrados a ter performances dignas de profissionais experientes até mesmo em nossos hobbies.

Com isso as pessoas perderam a perspectiva do porque devem ser eficientes. Estamos banalizando até mesmo o perfeccionismo, pois pressionamos tanto que ele deixa de ser uma característica de personalidade e se torna uma exigência curricular que deve ser aprendida. Ou como ocorre com muitos, muito bem simulada.

Com isso não quero dizer que buscar a perfeição naquilo que fazemos não é o correto, mas sim questiono as motivações e os métodos pelas quais buscamos isso. Ser eficiente apenas em troca de um aumento de salário funciona? Será que na ânsia de mostrar qualidade muitos não criam uma imagem que não condiz com a realidade? E a famosa puxada de tapete, quantos não fazem isso por aí só para se destacar em cima de outra pessoa e se mostrar eficiente? Duvido que cada leitor deste blog não tenha presenciado algo assim pelo menos uma vez.

Dito isso, qual é a verdadeira perfeição? Acredito que antes de qualquer coisa é assumir a imperfeição e não se envergonhar dela. Seus defeitos e limitações são alguns dos elementos que te definem. Omiti-los só traz dor e ninguém evolui a partir da dor. Após assumir a própria imperfeição, devemos focar naquilo que amamos fazer e aí sim buscar a excelência nisso. Antes de mais nada deve ser feliz naquilo que faz.

A excelência reside na construção do caminho e não no final da estrada.

O verdadeiro perfeccionismo só é alcançado quando se possui amor incondicional pelo que se faz. Com isso, fica a pergunta, quantos aí realmente poderiam dizer que possuem esse amor?