sexta-feira, 22 de junho de 2012

O futuro da TV

A TV provavelmente foi uma das mídias mais bem sucedidas da história humana, pois em pouco tempo após sua invenção, foi associada com o progresso tecnológico humano. As pessoas não só queriam ter uma TV. Precisavam de uma, ter duas TVs em casa era um sinal de status que poucas coisas superavam.

Em pouco tempo a geração que crescera ouvindo rádio deu lugar às TVs, quase como um membro da família, que estava sempre lá durante o almoço e o jantar. Em pouco tempo esse membro passou a falar cada vez mais com a família, o que ele dizia tinha cada vez mais importância. Só tinha um problema, a TV falava a mesma mensagem para todas as famílias, sem diferencia-las.

Com a chegada da Internet e a popularização do Streaming, hoje em dia o papel da TV é ocupada pela internet, só que com um pequeno problema, enquanto a TV era comunitária (a não ser no caso das famílias que tinham mais de uma) a Internet é individual. Isso gerou no começo uma verdadeira desagregação na celular familiar, mudou os hábitos culturais de forma trágica. Eu pelo menos acho triste ver amigos reunidos numa mesa que se dedicam mais aos seus smartphones para checar o twitter do que a realmente conversarem.

A grande questão é: Num mundo cada vez mais individualista será que a TV evoluirá para caber numa tela de Smartphone? Ou se tornará um aparelho multitarefas capaz de reintegrar as pessoas por meio da rede? Na minha opinião, com o advento das smarts a TV voltará a ter sua relevância nas casas do mundo, para fomentar mais o assunto, selecionei alguns vídeos que posto abaixo:

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Quem é Designer?

A profissão de Design é extremamente peculiar devido a falta de organização e identidade do setor.

Na prática, poucas pessoas sabem definir o que é ser Designer. Mas o que faz de um Designer um Designer?

1290336_17377805

1 – Formação

A grade de estudo de um Designer é um dos maiores problemas aqui no Brasil, pois é muito fácil mascarar um curso de especialização em software como se fosse ensino de Design.

Para visualizar mais fácil, pense num marceneiro que faz curso de como empunhar um martelo e recebe certificação de Marcenaria. É isso que as escolas de Software fazem com a profissão de Designer.

Na prática, se seu curso teve foco em ferramentas, tais como Photoshop, Ilustrator, 3D Studio, etc, isso não vai ter ensinado à você o que precisa para ser um Designer completo. O curso ideal deve ter obrigatoriamente na grade materias sobre História da arte, psicologia da percepção, Gestalt, Ergonomia, Usabilidade, Processos gráficos, Tipografia, Desenho, etc.

2 – Prática

A teoria é uma metade da equação, a outra parte refere-se a como você aplica o que aprende no dia a dia. Como você soluciona os problemas que te são apresentados nos jobs, tudo isso gera uma bagagem que se torna essencial para direcionar o conhecimento teórico.

Já ouviu falar que Designer tem que ter Portfólio? Isso é assim porque é no portfólio que você demonstra a transformação do aprendizado em ação.

3 – Experimentação

Design é uma área de estudo, exige constante renovação, leitura, pesquisa e reciclagem. Saber experimentar coisas novas respeitando o briefing é uma necessidade.

Mas é sempre bom lembrar que isso só é possível após uma pesquisa ampla sobre o tema a ser criado. Daí surge a pesquisa de referências.

4 – Saber agregar valor

Nada do que disse até agora não adianta de nada se o trabalho não agregar valor cultural e econômico ao produto final. Design diga-se de passagem nasceu exatamente para isso. Agregamos valor as coisas, as tornamos melhores, mais interessantes e com objetivos definidos.

Para exemplificar tente pensar no projeto do iPhone, muitos consideram que foi ali que as telas touch se tornaram parte da cultura digital.

Então não importa que produto seja, se você ao realizar o trabalho o valorizou por meio de um projeto de melhorias focado na interação com um ser vivo (sim ser vivo, pois o cara que projeta brinquedos para cachorros, também é filho de Deus, certo?), você executou um projeto de Design.