sexta-feira, 20 de maio de 2011

A Importância da Reflexão

Antigamente comunicação de produtos e serviços acontecia numa relação de um para muitos. Por isso era chamada de comunicação de massa. Hoje com o advento das mídias sociais e da convergência digital entre os diversos meios de comunicação, a comunicação de muitos para muitos se torna uma vertente cada vez mais comum e aceita.

Na epóca da comunicação de massa, uma idéia precisava ser extramemente ruim para causar uma repercussão negativa, nos tempos atuais basta ela parecer ruim que o estrago já será feito, não importando se a mídia usada era um canal de massa, pois o público divulgará suas opiniões de forma viral por meio das redes sociais.

Isso é motivado pela velocidade, não dos meios de comunicação, mas sim da interpretação dos espectadores.

Vivemos na epóca em que muita gente ainda acredita piamente que temos a obrigação de executar diversas tarefas ao mesmo tempo, workholic é o nome de uma doença e depressão é o mal do século!

Num cenário desses a primeira coisa sacrificada na comunicação é o tempo necessário para a interpretação de uma mensagem mal pensada. Ninguém tem mais tempo para pensar sobre o que lê, vê ou escuta. Triste mas é a realidade.

Por isso existe uma tríade em comunicação que é muito essencial não ser deixada de lado nesse cenário:

O que

Deve-se pensar cuidadosamente no teor de uma mensagem, seja ela visual, escrita, falada, etc. Todos estão atentos à tudo e analisarão sua mensagem por todos os ângulos. Tome o extremo cuidado de não ofender seu público.

Onde

Determinado o teor da mensagem, escolha cuidadosamente os meios onde irá dissemina-la. A propagação de uma mensagem no orkut por exemplo é mais lenta do que no Twitter. Outro exemplo é que não é legal usar o linkedin para postar comentários de cunho muito particular.

Quando

Mensagens tem tempo de vida útil, tem o momento certo de ser. Se acertar o momento dela acontecer ela explode e pode se tornar um símbolo de um pensamento coletivo.

Concluindo

O mais importante é compreender que essas dicas são válidas à todos, pois todos nós atualmente possuímos público consumidor, pois somos geradores de conteúdo, até mesmo quem escreve algo da forma mais casual possível.

Por isso, saber se comunicar é algo essencial. Não caia na tentação de escrever qualquer coisa não pensada só para poder estar mais presente. Pois com certeza estará presente, mas não da forma esperada.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Redesign da Água Mineral Crystal, será que foi uma boa?

É comum ao longo da história de uma marca ela sofrer alterações que reflitam o seu tempo, porém isso é um processo evolutivo que não joga fora os príncipios da marca, apenas agrega novos valores. Pelo menos quase sempre é assim!

Na marca de Água Mineral Crystal, pertencente ao grupo Coca-Cola houve recentemente um Redesign total da marca que do meu ponto de vista até mesmo mudou os valores do produto os trazendo mais próximos ao mundo da Coca-Cola.

Resumindo em miúdos se o conteúdo da embalagem não fosse transparente eu pensaria se tratar de um novo refrigerante e não de uma marca de água mineral.

Antes de mais nada, não ficou ruim a mudança. Só achei abrupta demais e realmente tenho minhas dúvidas se os valores do cliente que compra uma garrafa de água com gás são os mesmos de quem compra uma garrafa de 600ml de Coca-Cola.

Enfim é apenas a opinião deste blogueiro, segue abaixo as imagens para que criem suas próprias opiniões.

Image3103
Versão antiga

coca_cola_crystal
Nova Versão

terça-feira, 17 de maio de 2011

Design de Mídias Sociais. O que é?

Com o advento das redes sociais e em epócas onde a internet como um todo se torna um mecanismo de interatividade íntima e personalizada, surgiu a necessidade de pensar todas as etapas do relacionamento do cliente com todos os canais da agência.

Com isso abre-se um novo campo de trabalho para Designers que se especializarem não em Facebook, Orkut ou Twitter, mas sim na dinâmica que essas mídias estabelecem com o cliente. Um Designer de relacionamento que é capaz de desenhar todas as etapas de contato do usuário com a empresa, instituição, marca ou pessoa.

Sou bem enfático que o foco não é especializar-se no canal, tal como por exemplo o Orkut, até mesmo porquê a internet social é um estado de evolução irrevogável na ferramenta. Porém o Orkut não é! O Orkut é uma ferramenta que pode e um dia vai ser substítuida por outra que venha a suprir de melhor forma as necessidades dos usuários. Exemplo atual disso é o MySpace que fechou suas operações no Brasil e perde cada dia que passa mais e mais usuários, enquanto o Facebook cresce a olhos vistos.

O ponto a ser estudado pelo Designer de Mídias Sociais é como aproveitar melhor o mecanismo de relacionamento do qual as redes se usam, pois todas são baseadas na teoria de relacionamentos de John Guare que dita que qualquer pessoa no planeta está a seis pessoas de distância. meio louco isso não? Mas funciona assim, na prática ele percebeu que se você quer conhecer o Bono Vox, você está a seis círculos de amizades dele e no sexto círculo de pessoas, alguém conhece ou já trabalhou  com o Bono, simples não? Simples e lucrativo, pois nesta simples teoria se baseiam as maiores redes de relacionamento do planeta.

Dominar este conceito é a base para poder desenhar o fluxo dos relacionamentos numa rede social e com isso poder projetar todas as etapas necessárias para o sucesso de um projeto de Design de Relacionamento.