domingo, 27 de fevereiro de 2011

Sugestão de filme

Fica a dica, assistam Scott Pilgrim Contra o Mundo! A linguagem visual mescla quadrinhos e games dos anos 80 num estilo retrô extremamente interessante! Abaixo, segue o trailer.
Em tempos onde se encontra muito mais do mesmo, o filme é uma grata e divertida surpresa.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Compra Coletiva = Venda em massa!

Uma das novas modalidades de comércio eletrônico, a compra coletiva acaba de gerar mais uma via possível para empreendedores venderem seus produtos e serviços ao consumidor.

O funcionamento é prático, no site um produto ou serviço é anunciado em oferta, com descontos que conseguem chegar muitas vezes de 50% a até mesmo 90%, porém são disponibilizados uma quantidade limitadas de compras daquele produto, em alguns casos o site permite que apenas os mil primeiros realizem a compra naquele valor. Após isso a oferta é cancelada e a promoção se encerra.

Para ter noção do poder de venda desses portais, muitas vezes ofertas com mil tickets são encerradas em menos cinco minutos após sua publicação. Ou seja é uma grande oportunidade digital de vendas, mas tem que ter certos cuidados.

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O primeiro é ter o setor de atendimento e/ou logística de sua loja ou estabelecimento comercial preparado para absorver o aumento drástico no volume de vendas que vai ocorrer.

Outro detalhe é que o cliente que provêm da oferta anunciada, muitas vezes é um cliente novo e deve ser fidelizado a todo custo no primeiro contato. Distribua brindes, mimos, tudo que for necessário para criar relacionamento com o cliente.

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Atente-se ao que realmente é relevante anunciar num site de compra coletiva. Tem que ser um produto ou serviço que possa ser transformado em necessidade primária ou secundária pelo consumidor. Ou seja, para não desgastar sua marca numa oferta que não gerará interesse,selecione bem os produtos e serviços que pretende anunciar.

Para encerrar, segue uma lista de alguns sites de compra coletiva:

http://www.bananarama.com.br

http://www.clubedodesconto.com.br

http://www.peixeurbano.com.br

Animações bacanas e divertidas

Mais uma ótima animação para referência visual, no caso abaixo, tanto de roteiro, quanto de técnica! Aproveitem.

Já pensou um coelho desse tamanho na horta de alguém?

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

A Importância da Liderança

Sempre fui da opinião que como comunicador, o Designer tem a obrigação de saber liderar, pois muitas vezes na execução de um trabalho, agregamos ao nosso redor diversos profissionais. Cabe à quem tem a visão geral d projeto saber coordenar, incentivar, amparar e inspirar essas pessoas, tal qual um maestro rege uma orquestra.

Liderança não é algo dado, não pode ser empossada, nem repassada. Liderança é conquistada pelo respeito, pelo amor, pela paixão e pela justiça.

É preciso ter respeito por todos que estão abaixo de você, pois indepedente do seu cargo ali, eles são tão humanos quanto você e muitas vezes são seres humanos até melhores que você.

Amor, representa dedicação. Saber se dedicar às pessoas que confiaram em sua liderança é a chave para ter a certeza que essas pessoas se dedicaram à você e à sua causa.

O Líder deve ser apaixonado pelo que faz, a busca pela perfeição deve partir única e apenas da paixão. É essa paixão quando genuína e sincera pelo trabalho que inspira os demais à sua volta.

E por fim, deve ser justo. Pois em todos os caminhos haverão problemas e cabe ao líder saber julgar o que deve ser feito apoiando-se antes de mais nada, no que é justo. Deve ser ele forte o suficiente para se ater à isso, custe o que custar, pois ele é a referência do grupo.

Qualquer um pode aprender a ser chefe, mas poucos aprendem o que é ser um líder.

Para encerrar, farei algo que nunca faço, deixarei um relato pessoal.

Acabei de sair de um projeto onde deixei a equipe mais esforçada e dedicada que já tive em minhas mãos em todos os meus anos como Designer. Não sei se consegui ser o líder que eu gostaria de ter sido, mas uma certeza eu tenho, eles foram a equipe que qualquer líder se orgulharia de ter comandado.

Por isso, caso leiam esse texto, deixo o meu muito obrigado Ao Leandro, à Patrícia, ao Henrique, ao Leonardo, à Juliana, ao Arthur, à Michele e à Carla (desta vez, eu vi que você estava aí!), muito obrigado por tudo e com certeza nossos caminhos vão voltar a se cruzar um dia.

Cinco coisas que um Designer deve se atentar

Muita gente comenta sobre pecados que designers não devem cometer, mas sem querer desmerecer tais textos, tenho a sensação de que se trata de coisas voltadas a quem ainda não é Designer. Por isso, para quem já é Designer selecionei cinco armadilhas que deve evitar.
1 – A soberba é sua inimiga
Uma das piores coisas que pode acontecer a um designer é começar a ficar convencido demais. Quando o profissional já se acha o cara, é o momento em que ele para de correr atrás de conhecimentos para evoluir. Simplesmente por não sentir mais necessidade, afinal ele já é bom o bastante para tudo e se acha o cara!
Designer que para de aprender, deixa de ser Designer.
2 – Não se foque apenas em estudos de Design
Design sempre foi uma ciência multi-disciplinar. Muito provavelmente a primeira da história com essa característica, ou seja é uma ciência que para ser exercida depende do conhecimento profundo de outras áreas para que o Designer saiba produzir as peças exigidas.
Exemplo onde isso fica muito claro é no Design de Produto, onde é obrigatório o profissional conhecer os processos de produção para poder projetar. Então queridos amigos webdesigners que não sabem programar, atentem-se a isso.
3 – Não saber criar relacionamentos aonde vai
Para os que não sabem, Design não pertence à área de TI e sim à área de Comunicação Social, logo saber se comunicar e criar bons contatos aonde passa deve ser uma habilidade nata de qualquer Designer! É por meio desta habilidade que ele absorve o que fazer inclusive para resolver um  job!
Mas lembre-se, não tem nada mais feio do que ser legal com as pessoas só por interesse. Além de ser desagradável só mostra que você não é de confiança. Então não force a barra, seja legal e comunique-se com todos à sua volta por igual.
4 – Não saber interpretar Briefing
Um problema grave é quando o Designer pega o briefing e por consequência de já sofrer do primeiro e do segundo problema apresentados aqui, desaprende a ler Briefing.
Aí acontece um caso de desrespeito que raramente passa impune. A equipe comercial gasta um tempão organizando o Briefing, detalha tudo com muitas vezes dados oriundos de uma cara análise de mercado, e o designer ou diretor de arte simplesmente ignora aquilo e faz o que ele acha que vai ficar bacana.
Um Designer ter opinião é vital. Um Designer que considera sua opinião acima de qualquer outro dado, é artista plástico (sem querer desmerecer os artistas plásticos).
5 – Não saber ouvir opiniões
Tem muita gente que até que é humilde, estuda, se esforça e tudo mais, mas peca num detalhe importante: Saber escutar.
Muitas vezes a melhor idéia vem de onde menos se espera, e saber manter os ouvidos bem abertos para capta-la é vital!
Por isso em muitas agências o processo de Brainstoming envolve todas as áreas da agência, a recepcionista, a moça da limpeza, o gerente financeito, todos tem direito de contribuir e é de bom senso ouvir.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Novo sistema de Administração e lançamento do Site Daniel Monteiro.com

Nesses anos trabalhando com soluções web, assim como diversos colegas, existia a dificuldade em como ofertar ao cliente uma  plataforma de atualização que fosse robusta, rápida e o principal capaz de se adaptar a qualquer layout aprovado pelo cliente.

As soluções que existiam até então envolviam ou usar um CMS (Gerenciador de conteúdo) gratuito, tal qual Joomla ou Wordpress, são soluções robustas porém com um grave inconveniente, por mais que você configure um tema, sempre ficam com uma formatação pré-fabricada no layout, por mais que você mexa a diagramação sempre fica parecida com a de outro projeto já existente.

Outra via era o cliente pagar por um sistema feito para ele, só que isso só aumentava mais ainda o custo de produção do projeto e sendo sincero, isso não fica previsto no budget de muitos de nossos clientes.

Por isso criei um sistema de administração que além de permitir total administração do cliente, adapta-se de forma completa à qualquer proposta de layout que for criada pelo Designer.

Nesta primeira versão conta já com um sistema de notícias com suporte a HTML e um sistema de serviços e portfólio de produtos. O essencial ainda, mas novos módulos já estão em produção e em breve virão módulos de administração para vídeo e sites em Flash.

O objetivo deste sistema é dar liberdade total ao Designer para poder projetar sites sem ficar preso a estruturas pré-determinadas pelo CMS. Além disso dá ao cliente total liberdade de atualização sem ter que ficar preso ao Designer para isso, afinal após entregue o site, o cliente deve ter liberdade de usa-lo como quiser.

Para comercializar este sistema e sites feitos com este sistema, além de outras soluções, podem conferir no site www.danielmonteiro.com. Lá podem conferir diversos serviços que estou lançando apoiado por uma equipe da mais alta competência técnica. As principais matérias deste blog também serão replicadas por lá. E como exemplo, o próprio site usa o sistema supra-citado!

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Dúvidas técnicas do sistema podem mandar e-mail direta para o info@danielmonteiro.com!

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Minuto da Propaganda–Olha só essa da Coca-Cola!

Essa propaganda antiga da Coca-Cola é ótima para fazer um comparativo com as propagandas modernas, perceba que a estrutura de slogan da campanha declarado após o nome da marca mantém-se inalterado.

“Coca-Cola faz um bem” era o slogan dessa campanha.
Perceba como o ritmo da música é similar. Felicidade e Bem-estar tem sido motes de campanha da Coca-Cola desde sempre.

O Poder da Propaganda!

Antes de saber como anunciar, o empresário de hoje deve saber que ele DEVE anunciar.

Hoje em dia é possível realizar anúncios, seja em vídeo ou aúdio em diversos meios on-line, citarei abaixo alguns deles:

Youtube

Propaganda da ABAP, conscientizando sobre a necessidade de anunciar.

Trabalhar uma propaganda no Youtube tem vantagens claras, primeiro lugar não há custo pela sua veiculação, segundo lugar, não há horário de exibição, ela sempre estará lá para seu cliente vê-la e por fim é extremamente precisa na hora de mensurar. A desvantagem é que é necessário outras estratégias para focar no seu público-alvo como por exemplo o suporte do e-mail marketing. Para anunciar basta criar um canal gratuitamente e postar os vídeos qe devem ter no máximo 10 minutos.

Rádio On-line

A rádio on-line pode atingir a um público-alvo diferenciado, pois é extremamente mas direcionado no momento de segmentar. Diferente do rádio tradicional, você pode focar só em quem gosta de ouvir U2 por exemplo, segue abaixo os links para pode consultar quanto fica para anunciar:

Publicidade Terra

UOL Publicidade

Redes Sociais

Anunciar nas redes sociais pode ser um misto de rádio, Tv On-Line e adwords do Google, pois é possível praticar os três lá dentro com o diferencial da relação social com seu público-alvo ser mais direta. Basta criar um canal seu e postar seus vídeos ou áudiso. Já para o Anúncio Patrocinado basta entrar em contato com o canal de anúncios da rede, segue aqui os das principais.

Facebook

Orkut

Quem faz?

O mais importante em anunciar On-Line é saber que não basta saber onde fazer e sim saber como fazer. Já que os custos de veiculação se tornam nulos ou relativamente muito mais baratos, deixa verba o suficiente para se contratar uma equipe eficiente para realizar a tarefa de produção da peça publicitária.

Não caia na tentação de pagar muito barato nesta etapa, pois um anúncio mal produzido é extremamente mais caro á sua marca do que não anunciar!

Boa sorte em suas futuras campanhas On-Line!

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Design para crianças

Projetar para os baixinhos exige antes de mais nada a compreensão do desenvolvimento imagético dos pimpolhos.

Formas

Para exemplificar, o exercício mais básico seria tentar você mesmo fazer um desenho tal qual uma criança de 4 anos. Afirmo é basicamente impossível, no máximo você irá imitar muito bem, mas o processo de construção da imagem na sua cabeça ocorrerá de forma totalmente diferente.

A partir de um ano de idade a criança passa a entrar na fase de garatuja, que é uma fase na qual desenvolve prazer em traçar linhas pelo papel e traduz nas folhas a sua percepção psico-sensorial do mundo que a rodeia. Ou seja, a mente dela não possui ainda a bagagem de um adulto e por isso nunca um adulto conseguiria fazer um traço igual ao que fazia quando era criança. Sua mente já foi condicionada com símbolos mais precisos para associar a elementos de seu dia a dia.

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Casa feita por uma criança, não há controle de perspectiva

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Casa feita por um adulto, os detalhes já denunciam a capacidade de percepção

Com base nessa análise já se percebe que caso seu público sejam crianças de até 4 anos de idade, não adianta ser complexo na construção dos elementos. Seja simples e direto sem desrespeitar a criança! Não é porque ela interpreta algo de acordo com seus sentidos, que deve criar imagens ou personagens retardados para interagir com elas.

Cores

No uso das cores, eu recomendaria o uso de uma paleta que fosse bem definida, onde ficasse bem claro o que é azul, vermelho, amarelo, laranja, etc. Mimetize as cores mais populares para as crianças, a melhor forma de saber isso é ir a uma papelaria e ver os tons que são usados nas caixas de giz de cera. Pois são com esses elementos de desenho que as crianças se aproximam do conceito de cor.

Crayones de cera

Cores bem definidas ajudam a sua arte a ser melhor associada pela criança.

Som

O som é a melhor ferramenta de ambientação da imagem, em se tratando de crianças, adultos, idosos, o que for. Mas no caso das crianças possui um valor adicional: Direção! Crianças são por natureza agitadas, com uma enorme dificuldade de manter o foco e os rebentos da nova era digital entçao nem se fala, enquanto assitem desenho estão na na internet, celular ou jogando video-game, isso quando não conseguem fazer tudo isso ao mesmo tempo. Por isso a música e efeitos sonoros da peça, é o que prende a atenção do pimpolho e dita o ritmo da comunicação entre a mensagem e nosso pequeno receptor.

Finalizando, essas são apenas algumas dicas, mas para sua referência selecionei dois links que podem ajudar a criar novas idéias e pontos de vista.

O PAPEL DA TELEVISÃO E DA PUBLICIDADE NA FORMAÇÃO DE CRIANÇAS CONSUMIDORAS

Os olhos das crianças

Como exemplo final de obra bem sucedida, coloco aqui abaixo um vídeo do Pocoyo, série espanhola feita na medida certa para crianças.

Pocoyo acerta por usar cores simples, num cenário descomplicado, com mensagens simples e sem firulas sempre mediados pelo som.