sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

EcoDesign para Webdesigners

Quando falamos de EcoDesign nos dias atuais, lembramos de forma mais efetiva de produtos ecológicos, tais como lápis que usam madeira de áreas reflorestadas, chapéus que usam fibra de côco, carros elétricos e até mesmo do projeto do Biocombustível. Mas quando passamos à mídias digitais, fica difícil imaginar como podemos criar soluções ecológicas que sejam realmente eficientes.

Por isso organizei uma lista de medidas que podem ser tomadas para tornar o seu projeto digital mais bacana para com o planeta, veja só:

1 – Cores escuras

Apesar de vivermos em tempos onde muita gente acredita que para um projeto ser “clean”, ele deve ter uma predominância de branco em sua composição e de tons que sejam claros e simples, o uso de tons mais escuros exigirá menos gasto de energia dos monitores e com isso ajuda a diminuir o consumo de energia elétrica. Exemplos desta técnica pode ser encontrada no site http://www.blackle.com/. Lógico que não devemos ignorar as necessidades do projeto e só daqui pra frente usar de cores mais escuras. Mas sempre que tiver espaço para usar, saiba que ajudou a diminuir o consumo de energia! E só para constar, preto pode ser usado de forma extremamente clean também.

2 – Hospedagem Ecológica

O que faz de um serviço de hospedagem ecológico ou não? De forma simples e direta, o quanto de energia ele consome para manter seu site 24h no ar. Pois pense no seguinte, o site é hospedado numa máquina que não pode ser desligada nunca, em miúdos esse é o príncipio de um servidor de internet. Porém para tal operação é necessário uma operação de otimização do consumo de energia e consecutivamente das temidas emissões de carbono. Agora a questão que fica é: Seu hospedador está realmente se preocupando com isso? A melhor solução é cobrar como cliente quais são as medidas que estão sendo tomadas nesse sentido. Fica aqui duas dicas de servidores que realmente levam a questão ecológica a sério:

http://www.hostgator.com/ 

http://www.thinkhost.com/.

3 – Certificação Digital

Essa é mais válida para portais gorvenamentais. Imagine que entrou no site da sua prefeitura para tirar a segunda via de um documento que precisa ser impresso. Porque não, em vez de te forçar a gerar uma impressão, não ter a opção de você receber uma versão em PDF certificada digitalmente pela prefeitura?

Essa simples idéia ajudaria a gerar um consumo mais consciente de papel, além de diminuir emissões de tinta. Para os que não sabem no Brasil, de acordo com a lei 4096/01, todo documento assinado digitalmente por meio de um certificado digital, possui validade jurídica.

Como podem ver, são pequenos detalhes que ajudam a diminuir as emissões de carbono e a tornar seu projeto mais ecológico e com certeza existem milhares de utras idéias que podem ser aplicadas nesse sentido, porém devo ressaltar que toda medida que envolva alterações no layout do site, só deve ser tomada após ser realizada uma análise do briefing do cliente.

E não se esqueça, seja um Designer Ecológico sem ser um EcoChato!

Abraços a todos e Feliz Ano Novo!