terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Simplicidade também é divertida!

Navegando pelo youtube, minha esposa achou animações muito divertidas de um grupo de Designers Russos. É espetacular ver como com traços simples e boas idéias sai coisa muito boa! Curtam abaixo os vídeos.

Cinco dicas ao formular o seu currículo

O currículo de um Designer pede algumas adaptações que refletem as necessidades e exigências do nosso mercado. Por isso formulei cinco pontos que deve ter cuidado ao formula-lo:

1 – Apresente-se

O currículo deve ter uma área onde faça uma apresentação inicial sobre quem é você, especifique sua especialidade, suas aptidões, se está envolvido em algum projeto, mesmo que seja de cunho pessoal. A única observação é que deve ter em mente que está se apresentando como Designer, então deixe as frases de impacto para seu perfil pessoal do Orkut e tenha o cuidado de não florear com dados que não sejam verídicos.

2 -  Seja didático ao explicar suas habilidades

Um profissional de RH quando está em processo de seleção, raramente tem tempo de ficar muito tempo olhando um currículo, aliado a isso, em 80% dos casos a primeira pessoa que lê seu currículo não entende do que você faz, apenas faz uma triagem prévia de acordo com dados que o setor que requeriu a vaga determinou.

Por isso, seja suscinto ao explicar os programas que usa e se for necessário passar da primeira folha no currículo, os programas e habilidades específicas ficam na primeira folha em destaque.

3 – Tenha foco

As vezes ocorre da empresa abrir vagas em diferentes segmentos de nossa área, e não é difícil de ocorrer do Design ter formação em todos as áreas requisitadas.

Porém em vez de dizer que pretende se alistar para todos os postos, analise a empresa e escolha onde quer atuar dentro dela. Depois que entrar aí sim, mostre aos poucos suas outra habilidades na medida que as oportunidades surgirem.

4 – Apenas o que é relevante

Nos outros tópicos do currículo, lembre-se de ser relevante ao que se pede de um Designer. Ao falar dos colégios que estudou, compensa citar mais detalhadamente se tiver feito um curso técnico na área. Caso contrário seja suscinto.

Em experiência profissional, atenha-se aos casos onde esteve envolvido com Design. Lembre-se seja objetivo!

5 – Não tem experiência? Tenha portifólio.

Esse é o ponto mais crucial para um Designer, é perdoável que não tenha uma experiência dentro de empresas, porém não ter portifólio é imperdoável!

O que ocorre é fatídico, você até consegue passar pela primeira seleção, porém raramente passa pela segunda seleção, feita com as pessoas do setor onde irá trabalhar.

Outra coisa neste tópico é a forma de apresentar este portifólio. Este material deve estar on-line, não mande anexos nos e-mails, inclusive, muitas empresas possuem restrições para anexos em e-mails. E não precisa ser necessariamente um site, pode muito bem ser um blog, como este que está lendo agora ou ainda crie uma conta no Issu. Que serve perfeitamente bem para portifólios em PDF.